Gustavo Sebba propõe campanha sobre a Síndrome de Guillain-Barré
O Projeto de Lei n° 1396/16 dispõe sobre a realização de Campanha de Conscientização no Estado de Goiás sobre a Síndrome de Guillain-Barré. De autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB), a matéria trata da criação de uma campanha de conscientização.
O texto da propositura explica que a Secretaria de Educação do Estado em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde, promoverão campanha anual de conscientização da Síndrome de Guillain-Barré. As secretarias citadas poderão fazer mutirão em escolas estaduais e privadas, explicando as causas e consequências da doença.
Segundo justificativa do deputado Gustavo Sebba, a campanha proposta tem o intuito esclarecer dúvidas sobre a doença que é pouco conhecida na sociedade; como sintomas, causas e tratamento.
Síndrome de Guillan-Barré
A Síndrome de Guillan-Barré é uma doença neurológica grave caracterizada pela inflamação do sistema nervoso periférico, causando perda da habilidade de grupos musculares geralmente de maneira ascendente, resultando na perda sensitiva e se não tratada a tempo pode ser fatal.
A doença progride de duas a quatro semanas e a maioria dos pacientes tratados de forma adequada, com sucesso no tratamento, recebe alta hospitalar após quatro semanas, mas o tempo total de recuperação pode demorar meses ou até anos.