Projeto Deputado Jovem
A Assembleia Legislativa realizou uma capacitação nos moldes do “Projeto Escola no Legislativo” para os alunos do curso de Direito da Faculdade Padrão que farão parte do “Projeto Deputado Jovem”, que está em sua segunda edição. A iniciativa é da Diretoria de Assuntos Institucionais da Casa, que tem como diretor o ex-deputado pelo PSD, Frederico Nascimento, em parceria com a Escola do Legislativo. O evento teve lugar no Auditório Solon Amaral, na tarde desta sexta-feira, 13.
Na abertura dos trabalhos, foi formada uma mesa para dar boas-vindas aos estudantes e fazer algumas explanações gerais sobre os dois projetos. Ela foi composta por Frederico Nascimento; pelos palestrantes do dia, o chefe da Seção Pedagógica da Escola do Legislativo, Miguel Gusmão; pelo chefe da Seção de Projetos Especiais da Escola e professor de História, Maurício Paranaguá; e pelo coordenador do curso de Direito da Faculdade Padrão, Danilo Orsida.
Miguel ministrou sobre a “Elaboração das Leis nas Democracias” e Maurício ficou responsável pela palestra “Origem e Importância do Poder Legislativo". Para eles, a proximidade dos universitários com o Parlamento goiano é importante por estimular a participação popular e a educação para a cidadania.
Frederico Nascimento fez questão de agradecer à Escola do Legislativo pela colaboração com o “Projeto Deputado Jovem” e compartilhou com todos que a iniciativa foi efetivada por meio de uma proposta que ele apresentou à Casa, na legislatura passada.
Ele reafirmou que o grande intuito do projeto é de que, após a experiência, os acadêmicos possam compreender a importância que o Poder Legislativo tem para a sociedade devido à dimensão da sua representação e, também, da sua função, que é elaborar leis que garantam uma vida melhor para a população.
O “Projeto Deputado Jovem” é uma iniciativa de formação política e oferece aos participantes a oportunidade de conhecer, na prática, as atividades da Assembleia. Os alunos poderão participar de debates, integrar comissões, apresentar projetos de lei e conhecer todas as atribuições de um deputado estadual.
O Legislativo na prática
Para a estudante do 9º período, Ana Cláudia Milhomen, toda a sociedade deveria conhecer o funcionamento do Parlamento. “A gente vota e não sabe nem mesmo com o que a pessoa vai trabalhar. O ideal era que todo mundo soubesse como é elaborada uma lei, o que os deputados fazem na prática”, defendeu.
Já Lúcio de Almeida, também universitário do 9º período do curso de Direito, ressaltou a importância de associar a teoria aprendida em sala de aula com a prática da profissão. Ele disse, ainda, não ter dúvidas de que a experiência acrescentará bastante na vida profissional de todos os participantes.
O “Projeto Deputado Jovem” segue o modelo do “Programa Politizar”, realizado em novembro de 2013, pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em conjunto com o Poder Legislativo goiano e, também, do “Projeto Emancipar”, de iniciativa da Assembleia, ocorrido em outubro do ano passado.