Exposição de bicicletas
Promovido pela Seção de Atividades Culturais da Assembleia, o projeto “Terça Cultural” realiza a exposição de bicicletas do Clube de Bicicletas Antigas de Goiás – BIANGO. O evento foi aberto ao público excepcionalmente na tarde desta quarta-feira, 18.
Reginaldo Gomes Matias, idealizador do Clube explica que o BIANGO vem construindo um acervo com colecionadores do Estado que buscaram os exemplares em diversas cidades e até fora do país com modelos nacionais e marcas alemãs, inglesas e até chinesas. “Não é apenas um hobbie, mas uma forma de preservar a memória e os costumes de uma época e, consequentemente, contribuir com a história”, explica.
Desde o modelo infantil do velocípede até os modelos profissionais importados, Rafael Vidal, colecionador há 11 anos, conta que o acervo tem como peça mais antiga, um modelo da década de 20, e a mais atual um modelo nacional de 1984.
O Clube também realiza exposições de suas relíquias em parceria com o Clube do Veículo Antigo de Goiás, o CVAGO, no Cepal do Setor Sul, sempre ao final de cada mês.
Segundo Lousanne Paula, chefe da Seção de Atividades Culturais, a finalidade da exposição é resgatar a história e a memória através de um símbolo que todos se identificam. Na oportunidade, ela foi exemplo desse objetivo ao se lembrar de sua infância com uma Caloi Cross, um dos modelos das bicicletas expostas no Saguão da Casa.
A exposição termina na sexta-feira, 27, e é aberta a toda a população.