Sessão ordinária
Mais um pacote de projetos foi aprovado pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás. Ele inclui três matérias assinadas pela Governadoria do Estado, as quais foram aprovadas em discussão e votação definitiva, e de autoria de parlamentares; 20 proposituras aprovadas em primeira fase. As votações aconteceram na tarde desta quarta-feira, 18, durante Ordem do Dia da sessão ordinária, com lugar no Plenário Getulino Artiaga.
Dentre os projetos de lei do Governo aprovados está o de nº 1209/16, o qual institui a indenização do pagamento de defesa técnica para os integrantes da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Superintendência de Polícia Técnico-Científica e da Superintendência Executiva de Administração Penitenciária, nas situações que especifica. A matéria foi aprovada com os votos contrários dos deputados José Nelto (PMDB), Ernesto Roller (PMDB), Delegada Adriana Accorsi (PT) e Major Araújo (PRP).
Também foi aprovada propositura de nº 1368/16, que institui no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o Programa de Auxílio Alimentação. A assistência destina-se aos servidores efetivos, inclusive aqueles que estão sob o regime de subsídio, comissionados, empregados públicos. Também policiais militares, todos em efetivo exercício no Detran e remunerados em sua folha de pagamento. O valor fixado unitário mensal de R$ 800,00 será pago por intermédio do cartão alimentação.
O terceiro e último projeto aprovado em votação definitiva é o de nº 1375/16, o qual propõe nova diretriz para o Programa Renda Cidadã; iniciativa implantada em 1999 com finalidade de resgatar a cidadania das famílias carentes. A nova proposta financeira prevê gastos estimados de R$ 40 milhões por ano, valor que não causará impactos superiores aqueles já consignados no Orçamento do Estado, conforme consta na justificativa.
Já de autoria de parlamentares, o destaque é para a proposta de nº 3217/15, do deputado Luis Cesar Bueno (PT), a qual versa sobre o pagamento de meia-entrada para os portadores de câncer e doenças degenerativas em espetáculos teatrais e musicais, exposições de arte, exibições cinematográficas e demais manifestações culturais e esportivas.
Já no campo da sustentabilidade ambiental, o Plenário aprovou propositura de nº 1002/16, de autoria do deputado Simeyzon Silveira (PSC), que sugere a instituição da Semana Estadual da Sustentabilidade no Estado de Goiás. Segundo a proposta, ela deverá ser realizada sempre na primeira semana do mês de junho.
A programação deverá ser constituída por palestras, seminários, oficinas, mesas-redondas, painéis e feiras, em âmbito estadual. Conforme justificativa, ações de sustentabilidade garantem os recursos necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais como florestas, matas, rios, lagos e oceanos.
Projetos aprovados em primeira discussão e votação:
Processo nº 3481/14 - Deputado Iso Moreira (PSDB). Institui o Prêmio Parceiro do Turismo de Goiás.
Processo nº 1847/15 - Deputado Lissauer Vieira (PSB) – Altera a alínea B § 1° do art.35 da lei complementar nº 26, de 28 de dezembro de 1988, que estabelece as diretrizes e bases do Sistema Educativo do Estado de Goiás.
Processo nº 2695/15 – Deputado Helio de Sousa (PSDB) - Dá denominação ao público que especifica. Fica denominada professora Geralda de Andrade, a unidade escolar situada no bairro Morada Nova, no município de Goianésia-GO.
Processo nº 3436/15 – Deputado Francisco Jr. (PSD) - Cria o Programa Estadual de Orientação sobre Síndrome de Down e institui a Semana de Conscientização da Síndrome de Down no âmbito do Estado de Goiás.
Processo nº 3581/15 – Deputado Cláudio Meirelles (PR) - Torna obrigatória a inserção de orientações sobre hábitos saudáveis no verso do receituário utilizado na rede Pública de Saúde.
Processo nº 3714/15 – Deputado Francisco Oliveira (PSDB) - Dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de interprete da Língua Brasileira de Sinais - Libras, em todos os eventos públicos oficiais.
Processo nº 3715/15 – Deputado Francisco Jr. (PSD) - Dispõe sobre a criação do Programa Mãe Canguru, que estabelece diretrizes a serem observadas no atendimento ao recém-nascido pré-termo e/ou de baixo peso.
Processo nº 3726/15 – Deputado Gustavo Sebba (PSDB) - Dispõe sobre a criação de um Programa de Amparo e Cuidados à Mulher Alcoólatra.
Processo nº 4064/15 – Deputado Jean (PHS) – Declara de utilidade pública a Associação Atlética Clube dos Trinta, com sede no município de Itaberaí.
Processo nº 917/16 - Deputada Eliane Pinheiro (PMN) - Declara de utilidade pública a Associação Espirita Beneficente Dr. Inácio Ferreira, com sede no município de Uruaçu.
Processo 4173/15 – Deputado Virmondes Cruvinel (PPS)- Concede título de cidadania a Gilberto Kassab.
Processo 4291/15 – Deputado Lucas Calil (PSL) - Concede título de cidadão goiano a Vanir Potrich.
Processo nº 428/16 - Deputado Francisco Oliveira (PSDB) - Declara de utilidade pública a entidade, Associação de Equoterapia de Morrinhos, com sede no município de Morrinhos – GO.
Processo nº 403/16 – Deputado Francisco Jr (PSD) - Concede Título de Cidadania a Leonid Krupets.
Processo nº 620/16 – Deputado Francisco Oliveira (PSDB) - Concede Título de Cidadania a Geraldo Pereira De Araújo.
Processo nº 772/16 - Deputado Lucas Calil (PSL) e outros - Concede título de Cidadania a Arilda Maria Álvares S. Ximenes.
Processo nº 965/16 - Deputado José Nelto (PMDB) e outros - Concede título de Cidadania a Maurizio Setti.
Processo nº 1033/16 - Deputado Virmondes Cruvinel (PPS) - Declara de utilidade pública a Associação Ouro Textil Artesanal – ASOTA -, com sede no município de Córrego do Ouro-GO.