Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto institui Política Estadual de Atenção Integral aos Portadores de Parkinson

23 de Maio de 2016 às 12:32

Tramita na Assembleia Legislativa o projeto de lei nº 1537/16 de autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB) que instaura a Política Estadual de Atenção Integral aos Portadores da doença de Parkinson.

De acordo com o art. 2° da propositura, as diretrizes principais da Política Estadual de Atenção Integral aos Portadores de Parkinson do Estado de Goiás são os cuidados com as manifestações clínicas e outros sintomas da doença e as formas de tratamento da doença, tais como a fisioterapia, terapia fonoaudiológica e atendimento psicológico.

Além disso, a Política também pretende garantir a participação e envolvimento dos familiares e da sociedade na definição e controle das ações e serviços de saúde aos portadores da patologia. A propositura também sugere desenvolver instrumentos de informação, análise, avaliação e controle por parte dos serviços de saúde, sendo aberto para que a sociedade possa participar.

O art. 3º da proposta afirma que a direção do Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito estadual, vai garantir o fornecimento de medicamentos, além das demais formas de tratamento da enfermidade.

O Parkinson é uma doença progressiva do sistema neurológico que afeta principalmente o cérebro. Gustavo Sebba afirma que o projeto garante a participação e envolvimento dos familiares e da sociedade na definição e controle das ações e serviços de saúde aos portadores da doença. “Essa patologia afeta a terceira idade e é caracterizada por prejudicar a coordenação motora e provocar tremores e dificuldades para caminhar e se movimentar”, explicou.

O projeto foi lido em Plenário e será encaminhado às comissões técnicas para apreciação.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.