Instituição do prêmio Parceiro do Turismo de Goiás está na pauta hoje
O projeto de lei que institui o prêmio Parceiro do Turismo de Goiás está na pauta da Ordem do Dia da sessão plenária desta segunda-feira, 30. A proposta, que consta do processo nº 3481/14, do deputado Iso Moreira (PSDB), tem a iniciativa de agraciar pessoas, municípios, órgãos e empresas públicas ou privadas que promovam ações e políticas em favor do desenvolvimento da atividade turística no Estado de Goiás.
O prêmio Parceiro do Turismo em Goiás será concedido nas categorias município, imprensa, companhia aérea, agências receptivas, operadoras de turismo, organização social, meios de hospedagens, bares e restaurantes, personalidades e educação e projetos.
De acordo com a matéria, as indicações das pessoas, municípios, órgãos públicos e empresas públicas ou privadas poderão ser realizadas pelos deputados estaduais, pela Secretaria de Turismo de Goiás e por representantes de segmentos vinculados ao turismo.
O texto do projeto traz ainda que, no caso de indicação realizada por deputados estaduais, será observado o limite de uma indicação por deputado e a data limite para as referidas indicações será o dia 10 de agosto, data na qual deverão ter sido apresentadas por escrito e com a justificativa para a indicação.
A apreciação das indicações será realizada por uma Comissão Partidária, formada por três membros da Comissão Turismo da Assembleia Legislativa e por três membros da Secretaria Estadual de Turismo. Será escolhido um único indicado de cada categoria.
Caso o projeto seja aprovado fica determinado também que a reunião solene para entrega da premiação se realizará no mês de setembro e, sempre que possível próxima ao Dia Mundial do Turismo, celebrado, anualmente, no dia 27 de setembro.
Iso Moreira defende sua proposta citando dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo que apontam que o setor contribui com 9,2% do PIB no país, o que equivale a R$ 443,7 bilhões. "Portanto, visando fortalecer o setor no Estado, a instituição do Prêmio busca valorizar e incentivar as ações promovidas por pessoas e empresas públicas e privadas que fomentam o turismo no Estado de Goiás".