Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto obriga escolas estaduais a realizarem exames de visão e audição em seus alunos

25 de Maio de 2016 às 13:45

Consta da pauta prévia da sessão ordinária que acontecerá nesta segunda-feira, 30, matéria de nº 3921/15, assinada pelo deputado Mané de Oliveira (PSDB), a qual pretende tornar obrigatória a realização de exames oftalmológicos e otorrinolaringológicos em alunos da rede estadual de ensino. A proposta será analisada pelo Plenário em fase de primeira discussão e votação. 

As examinações deverão ser realizadas uma vez por ano, preferencialmente, no início do primeiro semestre e somente serão efetuadas por profissionais habilitados ao exercício da Medicina.

Conforme a propositura, o aluno no qual for constatada deficiência visual ou auditiva, assim como quaisquer outras anomalias, deverá ser encaminhado a instituições médico-hospitalares aptas a oferecer a assistência adequada, sem prejuízo dos procedimentos e medidas que possam ser prescritas de imediata.

O Art. 4º do projeto esclarece que, a fim de dar integral cumprimento a esta Lei, a administração estadual poderá firmar convênios com os municípios, universidades e instituições médico-hospitalares credenciadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A justificativa do deputado Mané de Oliveira ao apresentar a matéria é de que pesquisas realizadas no Brasil mostram que uma grande parte de casos de evasão escolar acontecem por conta de problemas de visão e audição. Ou seja, com a aprovação da matéria na Assembleia Legislativa, estes índices seriam diminuídos no Estado de Goiás.

A Diretoria Parlamentar já concluiu a pauta prévia para esta sessão, onde constam dois projetos da Governadoria, em primeira fase de votação, outros 29 processos de iniciativa parlamentar, além de alguns vetos do Governo.

 

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.