Ícone alego digital Ícone alego digital

Gustavo Sebba incentiva plantio de arbusto que ajuda a eliminar mosquito da dengue

25 de Maio de 2016 às 10:18

O deputado tucano Gustavo Sebba está propondo o estímulo ao cultivo de uma planta que pode ajudar no combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

A Proposta de Lei nº 4258/2015 incentiva o cultivo da Crotolária Juncea como método natural de combate Aedes aegypti, mediante divulgação sobre os benefícios do cultivo a manipulação da planta nas residências, comércios, indústrias e em terrenos baldios. A matéria já foi aprovada nas Comissões Temáticas da Casa de leis, e deverá ser analisada na próxima sessão Plenária que será realizada nesta segunda-feira, 30, às 15 horas, no Plenário Getulino Artiaga.

De acordo com a medida, a mobilização para a campanha tem por objetivo a distribuição de sementes e mudas da planta Crotolária concomitantemente às ações de visitas e mutirões de combate à dengue.

A proposta ainda apoia o Poder Executivo a firmar parcerias com a iniciativa pública e ou privada para aquisição de mudas para doação, e a realização de mutirões para o plantio do arbusto em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos, nas margens de rios, riachos, praças, canteiros de avenidas e demais áreas públicas.

Conforme a justificativa apresentada pelo parlamentar, o Projeto tem o intuíto de ajudar no combate à dengue por já demonstrarem eficácia no combate biológico ao mosquito transmissor da dengue e febre amarela em outros locais.

O tucano argumenta que a Crotolária atrai libélulas, predadoras naturais do Aedes aegypti, transmissor da dengue. Com a disseminação da planta em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e margens dos rios, a libélula será atraída, pondo seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes.

Os ovos nascem, viram larvas e essas larvas se alimentam de outras larvas, inclusive do transmissor da dengue. Além disso, lembra Gustavo, a libélula adulta se alimenta de pequenos insetos e o Aedes aegypt faz parte de seu cardápio, o que fatalmente diminuirá a proliferação do mosquito.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.