Mané de Oliveira critica falta de fiscalização no Rio Araguaia
O deputado Mané de Oliveira (PSDB) subiu à tribuna durante o Pequeno Expediente dessa segunda-feira, 30, para lembrar da sua primeira visita à cidade de Aruanã, onde ficou espantado com a quantidade de água e peixe disponíveis na região.
“Tem 12 anos que visito cidades à beira do Rio Araguaia, conversando com a população ribeirinha, e cada ano que passa temos que ir antes por falta de condições de navegação. O rio está morrendo”, afirmou o deputado.
Mané lembrou ainda que o Araguaia tem uma história muito importante para o Estado e é um dos maiores pontos turísticos da região. “O que adianta leis para proibirem, se não existe fiscalização, nem no lado de Goiás, nem do lado de Mato Grosso? O que adianta leis se a própria população que vive do Rio, não ajuda?”, questionou.
O parlamentar disse ainda que os lagos ao redor do rio estão secos, acabando com um dos maiores criadouros de peixes do Estado. “O rio está acabando e ninguém vê isso. Dia 8, agora, é dia do Meio Ambiente. Vamos focar na tentativa de salvar esse rio. Ele é nosso, do nosso povo e a situação está de dar dó”, lamenta.