Conferência Unale
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Helio de Sousa (PSDB), e os deputados Carlos Antonio (PSDB), Talles Barreto (PSDB) e Charles Bento (PRTB) confirmaram presença na 20ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), marcada para os dias 1, 2 e 3 de junho. O encontro, que promove o intercâmbio de ideias entre parlamentares de todos os entes da Federação, tem como objetivo discutir o cenário internacional, a atual situação do Brasil e uma possível reforma política.
Considerado o maior encontro de parlamentares da América Latina, a CNLE deste ano vai ser sediada no Câmpus Farolândia da Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju (SE). Com o tema “Rediscutindo o Brasil”, a conferência espera receber mais de 1.500 participantes, entre deputados, assessores legislativos, estudantes, governadores, senadores, ministros, prefeitos, vereadores e autoridades, inclusive da Ásia e de outros países do continente americano.
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes abrirá o ciclo de palestras na tarde de quarta-feira, discorrendo sobre o tema Governança Pública. Na quinta pela manhã o ministro emérito do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa falará sobre Desenvolvimento e Segurança Jurídica.
Debates e mesas-redondas também farão parte da programação. Ainda na quinta-feira os políticos Guilherme Afif Domingos, Gilberto Kassab e Laércio Oliveira discutirão Conjuntura Econômica Nacional juntamente o cientista político Fernando Schuler e o empresário João Carlos Paes Mendonça.
Na sexta, o ministro do STF Dias Toffoli vai debater o tema Desburocratização, Gestão nos Serviços Públicos e o Pacto Federativo com o empresário sergipano Luciano Barreto.
O fechamento da CNLE ficará a cargo de Marcos Rossi, bacharel em Direito com extensa atuação na área de Acessibilidade e Inclusão. Nascido com Síndrome de Hanhart, o palestrante motivacional não desenvolveu braços e pernas, e conta sua trajetória de vida para estimular a autorreflexão e a superação.
Fórum de Diretores-Gerais
Diretores-Gerais dos parlamentos do Brasil também participarão da CNLE, que contará com um fórum específico para discussões administrativas. Temas como Poder Legislativo e Governança, Gestão Estratégica de Pessoas, Processo Legislativo Eletrônico e Transparência serão tratados nas palestras.
Eleito presidente do Fórum de Diretores-Gerais de Casas Legislativas deste ano, o diretor-geral da Assembleia Legislativa de Goiás, Fabiano Gomes, será presença certa no evento. Diante da presidência, Fabiano busca aumentar a parceria e o número de convênios entre as Casas Legislativas, de modo fortalecer a relação e a colaboração entre os paralmentares dos demais Estados.
A abertura deste Fórum acontece nesta quarta-feira, 1º, às 9h30, com a discussão do tema "Poder Legislativo e Governança", a ser proferido pelo presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Sebastião Helvécio Ramos de Castro. Já o tema "Gestão Estratégica de Pessoas", ficará a cargo do procurador da Assembleia goiana Gabriel Ricardo Jardim Caixeta.
As discussões prosseguem no período da tarde. "Processo Legislativo Eletrônico na Assembleia de Minas Gerais", terá como palestrante a secretária-geral adjunta da Assembleia mineira, Carla Prates de Azevedo Silva.
O secretário de Tecnologia da Informação de Goiás, Leonardo Rassi Neto, encerrará o ciclo de debates, onde abordará o tema "A mudança de paradigma de transparência para uma escola de dados e as novas tendências em tecnologias para o Poder Legislativo".