Prevista para as 9h audiência pública que vai debater profissão de enfermagem
O Auditório Solon Amaral da Assembleia Legislativa de Goiás recebe, em instantes, autoridades e público em geral para audiência pública com o tema: “Qualidade na Formação dos (as) Profissionais de Enfermagem”. A iniciativa do evento, que tem abertura programada para as 9 horas, é da deputada Isaura Lemos (PCdoB).
Será debatido, principalmente, a questão do Ensino a Distância (EaD). Para os profissionais da área, enfermagem não se ensina à distância. “Cuidar de vidas não se aprende com EaD”, comentam.
A audiência conta com a parceria da Comissão de Saúde e Promoção Social da Casa, do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Na oportunidade será apresentado um panorama nacional e local dos cursos de Educação a Distância (EaD) e seus reflexos na realidade.
Foram convidados também representantes da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), Sindicato dos Enfermeiros de Goiás (Sieg) e Centros Acadêmicos da PUC-GO e UFG.
O Conselho Federal de Enfermagem propôs debater durante o encontro o Projeto de Lei nº 2.891/2015, do deputado Orlando Silva (PCdoB/SP), que determina que a formação profissional na área seja feita somente por meio de cursos presenciais.
Em 2015, o Cofen e seus conselhos regionais inspecionaram 315 polos de apoio presencial dos cursos EaD e constataram ausência de infraestrutura e condições de ensino, com descumprimento das diretrizes curriculares nacionais.