Policial da Alego é o novo presidente da Associação das Polícias Legislativas
Clayton Moraes Barros, coordenador da Divisão de Policiamento, Informações e Controle Operacional da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), é o novo presidente da Associação Nacional de Polícias Legislativas (UNIPOLBR). A eleição aconteceu nesta terça-feira, 1º, durante o 8º Encontro Nacional da entidade, em Aracaju-SE.
“A Polícia Legislativa é uma polícia de ciclo completo, porque exerce, por meio de seus serviços, todas as atividades realizadas em diferentes órgãos policiais.” A afirmação é do novo presidente da UNIPOLBR, em entrevista a Agência Assembleia de Notícias, logo após ter seu nome aclamado para presidir a entidade máxima dos policiais legislativos do Brasil pelos próximos três anos.
Clayton Barros lembra que a Polícia Legislativa faz o policiamento ostensivo e preventivo, como a Polícia Militar, o trabalho investigativo e instaura inquérito, como a Polícia Civil, e realiza a proteção de autoridades, como a Polícia Federal.
"Além disso, poderíamos sublinhar a missão de segurança dos Plenários e Comissões, que é onde ocorre a atividade-fim do Legislativo”, acrescentou.
Segundo Clayton Barros, é neste ponto que a Polícia Legislativa investe-se de instrumento da democracia: entendido como o garantidor de uma Assembleia Legislativa aberta, livre e funcionando plenamente, sem interferências estranhas ao poder, seja interna ou externamente.
Ele ressaltou ainda que a Polícia Legislativa atua sob o prisma da proatividade e da mediação de conflitos, buscando manter a ordem sem obstruir o direito à manifestação, conforme resolução nº 1314, de 31 de agosto de 2010, da Alego.
Clayton fez avaliação positiva do 8ª Encontro Nacional da UNIPOLBR. “Contamos com a participação de policiais legislativos de todo o Brasil. E o debate foi bastante enriquecedor. Nossa eleição ocorreu em clima de tranquilidade”
Ele faz questão de enfatizar que o trabalho que realiza na Alego é em sintonia com a Secretaria de Polícia Legislativa da Casa, chefiada pelo policial legislativo José Luzia de Almeida. “E vamos seguir trabalhando, agora em nível nacional também, pelo fortalecimento da categoria”, sintetizou o novo presidente da UNIPOLBR.