Helio de Sousa diz que cortes por faltas nas sessões dependem da reforma do Regimento
Logo após a apresentação de matérias, o presidente Helio de Sousa (PSDB) comunicou que os deputados devem apresentar sugestões para a reforma do Regimento Interno da Casa até o dia 15 de agosto.
Quanto à presença nas sessões plenárias, Helio de Sousa afirmou que o diretor parlamentar foi autorizado a publicar no Portal da Transparência a relação dos deputados faltosos sem justificativa.
O presidente informou ainda que é a favor do corte nos subsídios dos parlamentares ausentes, mas isso só poderá ser efetivado após a reforma do Regimento que será realizada no segundo semestre.
Em relação aos serviços oferecidos pelos cartórios do Estado, questão levantada ontem em Plenário por alguns deputados, Helio de Sousa afirmou que já tinha comunicado que o presidente do Tribunal de Justiça propôs uma reunião com uma comissão de deputados para tratar do assunto.
Durante o período de apresentação de matérias, o deputado José Nelto (PMDB) cobrou de Helio de Sousa, a realização de uma reunião para tratar da criação de um Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação dos cartórios em Goiás.
Já o deputado Bruno Peixoto (PMDB) propôs uma audiência para debater o assunto.
José Nelto disse que tem recebido inúmeras reclamações contra os cartórios de entidades como Aiceg, Faeg e do setor Imobiliário. “Não tem como fazer escrituras em Goiás. O setor bancário também está travado”, disse.