Adriana Accorsi destaca a importância da inclusão das pessoas com deficiência
A deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) ocupa a tribuna neste momento para discursar na sessão especial que homenageia 35 líderes da inclusão das pessoas com deficiência, com o certificado em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados.
De acordo com a parlamentar, homenagear as pessoas que trabalham com a inclusão se trata de um privilégio. Ele se disse orgulhosa de ser amiga dos homenageados nesta manhã.
A deputada comenta sobre como foi instituída as políticas de cotas e de inclusão, citando o início da política assistencialista estabelecida antes da Constituição Federal de 1988, até a Lei de Cotas, que veio para reforçar e especificar as garantias de direitos previstos na Constituição, para as pessoas com deficiência.
"É positivo o fato de as empresas terem a oportunidade de conhecer de perto as necessidades das pessoas com deficiências, o que ajuda a desmistificar a condição da pessoa com deficiência, diminuindo e até eliminando possíveis preconceitos”, destaca Adriana Accorsi.
Conforme o discurso da parlamentar, o sistema de inclusão é o principal caminho para a independência e a construção de uma autoestima mais saudável aos deficientes, favorecendo todo um processo de sociabilidade.
Ao final de sua fala, a petista faz questão de ressaltar a atuação de Cidinha Siqueira, uma das homenageadas nesta manhã, a qual se referiu como “dedicada e compromissada pela defesa de seus iguais”.
As declarações são dadas na sessão especial, que é realizada na manhã desta sexta-feira, 10, no Plenário Getulino Artiaga da Casa de Leis.