Cidade de Caldas Novas sedia a 4ª edição do Programa Intercâmaras
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou na manhã desta sexta-feira, a quarta edição do Programa de Apoio, Desenvolvimento e Integração do Poder Legislativo, o Intercâmaras, na Câmara de Vereadores de Caldas Novas. O tema do evento foi "Os Caminhos para a Solução da Crise Política e Econômica no Brasil".
Após a abertura oficial do quarta a edição do Intercâmaras na gestão do deputado Helio de Sousa (PSDB) — primeira de 2016 —, foi exibido um vídeo institucional do Programa, enfatizando as três edições realizadas, respectivamente, em Goianésia, Rio Verde e Luziânia, destacando, também, a programação em Caldas Novas.
Primeiro a discursar, o vereador anfitrião Saulo Inácio (PSDB) agradeceu as presenças de todos, destacando o papel do deputado Marquinho Palmerston (PSDB) para a realização do evento em Caldas Novas. Ele ressaltou a importância do tema debatido e teceu elogios à troca de conhecimentos possibilitada com a iniciativa.
Em seguida, discursou o diretor de Assuntos Institucionais da Alego, Frederico Nascimento, que agradeceu aos que contribuíram para a realização dessa edição e destacou a importância do Programa, sobretudo para estreitar a relação entre o Poder Legislativo estadual e os Legislativos municipais, bem como para levar para o interior do Estado as ações e atividades desenvolvidas pela Alego.
Presidida pelo deputado Marquinho Palmerston, a mesa dos trabalhos estava assim composta: Mauro Henrique Palmerston Lemos, representante do prefeito Evandro Magal (PP); Saulo Inácio da Silva, presidente da Câmara de Caldas; Vilmar da Silva Rocha, secretário de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos.
E mais: Frederico Fonseca Nascimento, diretor Institucional da Assembleia Legislativa de Goiás; Danilo Orsida, advogado, palestrante e professor da Faculdade Padrão; Rodrigo de Moura, ex-conselheiro seccional e ex-presidente da Comissão de Direito Imobiliário e Urbanístico da OAB/GO. Também foi registrada a presença do assessor parlamentar Paulo Carneiro, representando o senador Wilder Morais (PP).
Abertura
No exercício da presidência da Alego, Marquinho Palmerston fez a abertura do Intercâmaras, em Caldas Novas, às 9 horas. O evento, que teve lugar no Plenário Celso de Godoy da Câmara Municipal, reuniu vereadores de Hidrolândia, Morrinhos, Porteirão e Caldas Novas, além de assessores parlamentares de outros municípios da região Sul do Estado.
Marquinho Palmerston salientou que o Intercâmaras mostra que a Alego proporciona a sua descentralização, tornando-a acessível ao cidadão. Ele também ressaltou que as palestras realizadas oportunizam que sejam debatidos temas relevantes e a troca de experiências entre a comunidade e a classe política local. O deputado destacou, ainda, as potencialidades de Caldas Novas.
Palestras
Com a experiência de sete mandatos de deputado (dois de estadual e cinco de federal), Vilmar Rocha mostrou caminhos para solução da crise política no Brasil. “É muito importante a gente discutir essa conjuntura atual do Brasil, pois é um momento rico. Toda crise traz riscos, mas também abre oportunidades”, afirmou.
Ele diferenciou crise política de crise institucional: “A crise política é salutar, pois o debate é saudável e essencial para a democracia.” Após a palestra, Vilmar Rocha respondeu a perguntas sobre presidencialismo e parlamentarismo, destacando dois plebiscitos realizados no país.
Responsável pela segunda e última palestra do evento, o economista Danilo Orsida apontou uma série de caminhos para solução da crise econômica no Brasil. Ele manifestou o otimismo pelo fato de que, entre 193 países, o Brasil está no rol das 12 maiores economias do mundo.
Mas o economista deixou claro que "a solução para crise econômica no Brasil passa pela solução da crise política e de credibilidade, bem como pela criação de um plano de governo a longo prazo".
Concluída a palestra, Rodrigo de Moura Guedes, assim como fez após a palestra de Vilmar Rocha, mediou perguntas dos participantes. Sobre corrupção, Orsida reconheceu que ela é um grande gargalo. "Estimam-se desvios em torno de R$ 6 bilhões na ambientação econômica", frisou.
Ele destacou o perigo das pessoas agirem em torno de interesses pessoais e enfatizou como grande avanço o marco legislativo do instituto da delação premiada. Com a conclusão da Operação Lava Jato, em 2017, acredita que o Brasil retoma de vez o seu crescimento econômico.
Encerrado o evento, lideranças entregaram reivindicações ao deputado Marquinho Palmerston, no exercício da presidência da Assembleia Legislativa. Entre elas, do Sindicato Rural, que pede a construção do Parque de Exposições de Caldas Novas, e do Clube de Dirigentes Lojistas para trazer mais cursos superiores para o município.
Os certificados de participação no evento foram entregues na Secretaria do Intercâmaras.