Dia do Policial Legislativo
A Assembleia Legislativa realiza nesta quarta-feira 22, sessão especial extraordinária em comemoração ao Dia do Policial Legislativo. A iniciativa é do presidente da Casa deputado Helio de Sousa (PSDB). O evento será às 17 horas no Plenário da Casa. O dia dedicado à categoria é 23 de junho. O presidente Helio de Sousa é autor do projeto que instituiu o Dia do Policial Legislativo no Estado de Goiás.
O policial legislativo e atual presidente da União Nacional de Polícias Legislativas do Brasil (Unipol-BR), Clayton Moraes Barros, informou que, antes da sessão, às 14 horas, será aberta exposição, no saguão de entrada do Palácio Alfredo Nasser, de equipamentos utilizados pelos agentes de Polícia Legislativa. Vão participar policiais legislativos da Câmara Federal e do Senado da República.
A data escolhida foi inspirada na Revolução Francesa, quando na data de 23 de junho de 1789, a Assembleia Nacional francesa foi cercada pelo regimento da guarda do corpo real, liderada pelo próprio rei Luís XVI, sob o pretexto do proteger o parlamento. Mas os membros das assembleia interpretaram como um ato de intimidação e barraram a entrada do corpo policial e do rei. A Assembleia Nacional francesa, naquele momento, decretou a imunidade dos seus membros e da sede do parlamento, sob o argumento de que “a polícia da sala onde a Assembleia se reúne só pode pertencer à própria Assembleia”. O poder de polícia parlamentar foi consagrado na primeira constituição francesa, de 1791.
Homenageados
Tasso Honorato Reis – Ex-diretor aposentado;
Luiz Unes - (Delegado de Polícia Civil aposentado – Ex-chefe da Divisão de Polícia Legislativa;
Missias Rodrigues de Freitas - (Delegado de Polícia Civil aposentado – classe especial) - ex-chefe da Divisão de Polícia Legislativa;
Antônio Luiz de Almeida – Policial Legislativo Aposentado
Dionízio Rodrigues de Castro - Policial Legislativo Aposentado;
Djalma de Napoli Pinto - Policial Legislativo Aposentado;
Eloi Pereira da Silva - Policial Legislativo Aposentado;
Eurípedes da Silva Melo - Policial Legislativo Aposentado;
João Batista da Silva - Policial Legislativo Aposentado;
Joaquim Pereira Domingues - Policial Legislativo Aposentado;
José Carlos Brito Costa - Policial Legislativo Aposentado;
José Justino Rodrigues - Policial Legislativo Aposentado;
Marcondes Inácio Mariano - Policial Legislativo Aposentado;
Teodoro Estácio do Nascimento - Policial Legislativo Aposentado;
Waltercides José de Oliveira - Policial Legislativo Aposentado;
Jackson Siqueira – in memoriam (esposa Maria Bernadete de Carvalho);
José da Penha Ferreira – in memoriam (Eurico Barbosa – representante).