Plenário aprova alteração na data da eleição para a escolha da Mesa Diretora
Na Ordem do Dia da sessão plenária desta terça-feira, 21, os parlamentares analisaram 18 matérias, sendo oito delas em fase de 2ª discussão e votação. Entre eles, a propositura nº 1863/16, de autoria da Mesa Diretora, que altera a Resolução nº 1218/07, no que refere-se à data da eleição da Mesa Diretora. A escolha dos integrantes da Mesa para o biênio 2017-2018 deverá ser realizada até o dia 30 de junho deste ano, data em que se inicia o recesso parlamentar.
De autoria do presidente da Casa, deputado Helio de Sousa (PSDB), também foi aprovado em votação definitiva o projeto nº 1835/16, que institui, no calendário oficial do Estado, o Dia Estadual do Procurador da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, a ser comemorado anualmente no dia 28 de junho. Com a iniciativa, o presidente pretende reconhecer a importância da Procuradoria da Casa para a independência do Poder Legislativo.
A propositura nº 3749/16, do deputado Santana Gomes (PSL), aprovada em segunda fase nessa sessão, autoriza a Superintendência do Procon Goiás a divulgar, nos meios de comunicação do Estado, informações relativas às operações de fiscalização e de atendimento, com o intuito de apresentar aos consumidores goianos o nome das empresas mais denunciadas e que corriqueiramente violam o Código de Defesa do Consumidor. A matéria pretende atender aos princípios da Política Nacional de Relação de Consumo, garantindo produtos e serviços com padrão de qualidade, segurança e desempenho adequados.
Já o projeto nº 2874/15, do deputado Humberto Aidar (PT), que recebera parecer contrário do relator Ernesto Roller (PMDB) na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), teve o parecer aprovado e vai ao arquivo.
As outras matérias aprovadas em 2ª etapa de discussão e votação foram:
Processo 2876/15 - Dep. Francisco Jr
ALTERA A LEI Nº 7.371, DE 20 DE AGOSTO DE 1971, QUE DISPÕE SOBRE AS NORMAS PARA DECLARAÇÃO COMO DE UTILIDADE PÚBLICA DAS ENTIDADES CIVIS CONSTITUÍDAS NO ESTADO.
Processo 4175/15 - DEP. CHARLES BENTO
OBRIGA AS EMPRESAS JURÍDICAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS PÚBLICOS OU PRIVADOS A DISPONIBILIZAR EM SEU SITIO ELETRÔNICO A DECLARAÇÃO DE QUITAÇÃO ANUAL DE DÉBITOS AOS CONSUMIDORES.
Processo 4254/15 - DEP. CHARLES BENTO
DÁ DENOMINAÇÃO AO PRÓPRIO PÚBLICO QUE ESPECIFICA (MAYK HENRIQUE GOMES BORGES O INSTITUTO TECNOLÓGICO DO ESTADO DE GOIÁS EM GOIÂNIA-GO).
Processo 628/16 - DEP. FRANCISCO JR
INSTITUI A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO SUSTENTÁVEL NO ÂMBITO DO ESTADO DE GOIÁS.
Em fase de 1ª discussão e votação, as sete matérias apreciadas foram aprovadas. São elas:
Processo 937/16 - DEP. MARLÚCIO PEREIRA
INSTITUI A AULA DE EMPREENDEDORISMO NO CONTEÚDO CURRICULAR DAS DISCIPLINAS DAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO ESTADO DE GOIÁS.
Processo 3807/15 - DEP. JÚLIO DA RETÍFICA
DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DOS RESTAURANTES E SIMILARES EM CONCEDER DESCONTOS E/OU MEIA PORÇÃO PARA PARA AS PESSOAS QUE REALIZAM CIRURGIA BARIÁTRICA OU QUALQUER OUTRA GASTROPLASTIA NA FORMA QUE ESPECIFICA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Processo 3899/15 - DEP. FRANCISCO OLIVEIRA
DISPÕE SOBRE A PUBLICIDADE POR PARTE DOS ESTABELECIMENTOS QUE COMERCIALIZAM PASSAGENS AÉREAS, SOBRE O DIREITO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA GARANTIDO PELO ART.48 DA RESOLUÇÃO ANAC Nº 09, DE 05 DE JUNHO DE 2007, E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS.
Processo 4067/15 - DEP. FRANCISCO OLIVEIRA
OBRIGA OS EMPREENDEDORES IMOBILIÁRIOS A DISPONIBILIZAREM INFORMAÇÕES COMPLETAS AOS CONSUMIDORES A RESPEITO DE SEUS EMPREENDIMENTOS COLOCADOS NO MERCADO.
Processo 1334/16 - DEP. HELIO DE SOUSA
CONCEDE TÍTULO HONORÍFICO DE CIDADANIA A MOHAMAD KHODR
Processo 1223/16 - DEP. JEAN
CONCEDE TÍTULO HONORÍFICO DE CIDADANIA A CLÁUDIO ALMEIDA FARIA
Processo 1837/16 - DEP. TALLES BARRETO
CONCEDE TÍTULO HONORÍFICO DE CIDADANIA A VANDA LÚCIA DIAS MELO
Foram aprovados, ainda, dois projetos de autoria do deputado Lincoln Tejota (PSD), que receberam parecer favorável da CCJ e foram encaminhados às Comissões. O projeto nº 1084/16 foi encaminhado à Comissão de Saúde e Promoção Social e a propositura nº 1027/16 segue para análise da Comissão de Educação, Cultura e Esporte.
Atingindo o fim do horário regimental, 17h, a Ordem do Dia foi encerrada e os parlamentares foram convocados para reunião conjunta das Comissões Mista e CCJ, no Auditório Solon Amaral. A próxima sessão ordinária será realizada amanhã, a partir das 15h.