Governo autoriza repasse de recurso financeiro à ACCG
O Governo de Goiás encaminhou à Assembleia Legislativa o projeto nº 1882/16 que autoriza a transferência de recurso financeiro, mediante celebração de termo de fomento, no montante global de R$ 219.666,70, dividido em 12 parcelas mensais, à Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG).
De acordo com o Poder Executivo, o repasse do recurso destina-se a custear as atividades desenvolvidas pelo Registo e Controle de Base Populacional (RCBP). Esses Registros de Base Populacional são “sistemas de informações que apresentam os dados reais sobre a incidência de câncer em um município, representando o ponto de partida para numerosos estudos epidemiológicos descritivos e analíticos”.
A ACCG foi fundada em 1956 e é uma instituição de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, reconhecida nacionalmente como centro de referência no diagnóstico, na prevenção e no tratamento do câncer, sendo mantenedora do Hospital Araújo Jorge, do Centro Médico Ambulatorial, da Unidade Oncológica de Anápolis, do Centro Integrado de Quimioterapia e do Instituto de Ensino e Pesquisa.
O Executivo explica que essa parceria que se pretende formar tem por finalidade viabilizar, junto ao Registro de Câncer de Base Populacional de Goiânia, apoio às entidades de coleta, manutenção e análise das informações, bem como seu aprimoramento.
A propositura foi lida em Plenário e aprovada pela Comissão Mista e agora segue para a análise das Comissões Temáticas; caso seja aprovada, aguardará a sanção do governador Marconi Perillo.