Ícone alego digital Ícone alego digital

Eleição da Mesa Diretora

27 de Junho de 2016 às 15:41
Com a alteração do Regimento Interno, a eleição da nova Mesa Diretora acontece na quinta-feira. Veja o passo a passo do processo.

Para que a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2017-2018 não seja prejudicada pelas eleições municipais de 2016, nas quais diversos deputados estaduais concorrerão a cargos de prefeito, a data da votação mudou, com a aprovação do projeto de lei nº 1863/16.

Anteriormente prevista para o dia 10 de outubro da 2ª Sessão Legislativa pelo Regimento Interno da Casa (Resolução 1218/07), a escolha dos novos presidente, 1º secretário, 2º secretário e respectivos vices será antecipada para o dia 30 de junho, data em que se inicia o recesso parlamentar.

O rito para a escolha da nova Mesa Diretora é simples e se inicia com o registro, individual ou por chapa, dos candidatos que pretendem concorrer aos cargos. A votação, que é iniciada em seguida, com a presença da maioria absoluta dos deputados, é nominal. Ao ser chamado cada parlamentar deverá anunciar, em voz alta, o nome e o cargo dos candidatos por ele escolhidos.

Uma vez computado, o resultado dos votos é então anunciado pelo atual presidente da Casa, deputado Helio de Sousa (PSDB). Caso nenhum dos candidatos que concorrem ao mesmo cargo alcance a maioria absoluta dos votos, pelo menos 22, deverá haver convocação para um segundo turno.

Apesar de eleitos, os deputados escolhidos por seus pares para compor a Mesa Diretora só serão empossados no dia 1º de fevereiro de 2017, como de costume.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.