Homenagens
A Assembleia Legislativa, através do deputado Virmondes Cruvinel (PPS), realizou na noite dessa terça-feira, 28, a sessão solene em homenagem aos onze Centros de Educação e Convivência Juvenil (Ceconj) existentes em Goiás. Fizeram parte da mesa de condução dos trabalhos, além do deputado, que presidia a sessão, o assessor especial do gabinete do Governador, professor Jonathas Silva, representando o Governador Marconi Perillo (PSDB); o assessor parlamentar, Adimilson Queiroz, representando o senador Wilder Morais (PP) e o capitão Rodrigo Barbosa representando a Polícia Militar do Estado.
O Ceconj é uma espécie de escola aberta à comunidade, sendo que a instituição Naly Deusdará – que funciona há mais de uma década, no Parque das Laranjeiras – atende, em Goiânia, mais de 2 mil alunos nos três turnos, em um total de 225 oficinas, em diferentes e variadas áreas. Além da Capital, outras cidades que possuem unidades semelhantes são Goiandira, Nerópolis, Petrolina, Uruaçu, Trindade, Rubiataba, Iporá, Cidade de Goiás, Firminópolis e Catalão, formando uma rede de 11 unidades, vinculadas à Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).
“Meu primeiro contato com os Ceconjs foi quando eu ainda era vereador e percebi a revolução que esse trabalho fazia na sociedade e como eles são capazes de ajudar a transformar a vida de diversas famílias. Eles funcionam como instrumentos democráticos de promoção da educação, da cultura, do esporte e do lazer direcionados a crianças, adolescentes, adultos e idosos, com serviços que asseguram dignidade, saúde e promoção social das pessoas que atendem. Essa sessão é para reconhecer esse trabalho e agradece-los, em nome de toda a população do Estado”, destacou Virmondes.
O deputado conta que recebeu inúmeras demandas levadas a ele por representantes dos Ceconjs, durante o seu mandato como parlamentar, articulando e acompanhando as demandas. O resultado soma uma série de conquistas, aponta: a criação, na Assembleia, de uma Frente Parlamentar em Defesa dos Ceconjs; a tramitação de projeto de lei que formaliza a estruturação destas instituições no Estado; e, ainda, o retorno das gratificações de diretores e secretários dos Ceconjs – pleito pelo qual o grupo ansiava desde o início de 2015.
“Foram, de fato, conquistas muito importantes, que vêm garantir o pleno funcionamento dos Ceconjs em nosso Estado, resultando em grandes benefícios para os goianos. Estou muito orgulhoso em ter podido contribuir para esse resultado. São justos os motivos para comemoração”, enfatizou o deputado.
A diretora do Ceconj, Naly Deusdará, pedagoga Déborha Liss Leones Cardoso, lembrou que Virmondes é parceiro e padrinho da instituição. “Ele está sempre conosco, nos momentos de festa e alegria, e também nos momentos difíceis, em que precisamos de apoio. A intermediação do deputado é muito bem-vinda, fundamental para todos nós, dos Ceconjs, pela credibilidade que ele tem. No caso do Naly Deusdará, por exemplo, havia a possibilidade de fechamento da unidade, ele intercedeu, e, graças a isso, continuamos na ativa”, acrescentou.