Almir Turisco
Na tarde desta quarta-feira, 29, o Plenário Getulino Artiaga foi palco da sessão especial em comemoração ao centenário do nascimento de Almir Turisco de Araújo, ex-presidente da Assembleia Legislativa de Goiás no biênio 63-64. Proposta pelo presidente da Casa, deputado Helio de Sousa (PSDB), a solenidade contou com a presença de servidores da Alego, de familiares do homenageado e dos parlamentares Júlio da Retífica (PSDB), Valcenôr Braz (PTB), Francisco Jr (PSD), Lucas Calil (PSL), Jean (PHS), Zé Antonio (PTB), José Vitti (PSDB), Mané de Oliveira (PSDB) e Álvaro Guimarães (PR).
Ao abrir a sessão especial, o presidente Helio de Sousa (PSDB), destacou a trajetória política do homenageado e manifestou gratidão pela anos de atuação. “É o currículo mais completo que já vi na vida pública”, resumiu Helio de Sousa.
Na sequência, os presentes assistiram ao documentário, produzido pela TV Assembleia, no qual os filhos de Almir Turisco recontam a trajetória de vida e trabalho do pai. “Eu tenho orgulho de ter representado o município de Anicuns. Nestas condições me tornei o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás. Cumpri o meu dever, e hoje estou tranquilo em casa acompanhando os acontecimentos legislativos”, diz Almir durante uma das falas do documentário.
O deputado Mané de Oliveira (PSDB) foi convidado a entregar um certificado de reconhecimento aos relevantes serviços no exercício de mandatos e cargos públicos. Mané destacou que conhece de perto a história do centenário e que o considera merecedor de todas as honras. "Ao presidente e a todos os parlamentares, o meu respeito e minha maior admiração", agradeceu Almir Turisco.
Em discurso, o biógrafo Bento Alves De Araújo Fleury Curado afirmou que o grande feito biológico de Almir Turisco de ter chegado aos cem anos se deve à alegria de viver. “Ele é o senhor do tempo. Conseguiu suplantar as perdas que teve na vida. É um homem que fez história com coragem e entusiasmo”, disse.
O orador falou também dos inúmeros cargos que Almir Turisco exerceu, entre funcionário da prefeitura de Jataí, interventor em Hidrolândia durante o governo de Pedro Ludovico e deputado. “Nós nos orgulhamos muito desse homem. Tudo que ele pode fazer pelas pessoas, ele fez. Seu lema era honrar o povo que o elegeu. Ele foi o protetor da região de Iporá, fez tudo fez pela cidade de Jataí e é lembrado como vereador e prefeito de Anicuns. Também foi deputado federal, funcionário da Celg, fazendeiro em Anicuns. Ou seja, lutou em várias frentes para sobreviver”, disse Bento Curado.
O presidente da Casa, deputado Helio de Sousa (PSDB), solicitou aos parlamentares presentes que se unissem ao homenageado para a realização de uma foto oficial da solenidade. Em seguida, o presidente declarou encerrada a sessão especial.