Legislativo lembra centenário de Venerando de Freitas Borges

06 de Agosto de 2007 às 21:42
Sessão especial rememora a vida do primeiro prefeito de Goiânia, Venerando de Freitas Borges, que comemoraria 100 anos caso estivesse vivo. A iniciativa foi do presidente da casa, deputado Jardel Sebba.

O centenário de nascimento do primeiro prefeito de Goiânia, Venerando de Freitas Borges, foi comemorado em sessão solene aberta pelo presidente e autor da proposta, deputado Jardel Sebba.

Com as presenças de lideranças políticas dos poderes executivos estadual, municipal e judiciário, mais lideranças dos setores produtivos, Jardel Sebba ressaltou em seu discurso a importância de Venerando de Freitas para a história goiana. Para ele, poucos homens tiveram a dimensão e a grandeza do primeiro prefeito da capital "que se tornou parte integrante do patrimônio humano de Goiás".

Ao retomar à presidência da sessão, na qual foi substituído pelo vice-presidente da Casa, deputado Honor Cruvinel, Jardel Sebba repassou a palavra para o neto de Venerando de Freitas, Guilherme de Freitas. Na tribuna, rememorou a trajetória do avô, órfão ainda jovem, e como legou valores morais e humanos com sua austeridade na vida pública.

Também neta de Venerando de Freitas, a médica Maria Letícia de Freitas Chavarria ressaltou a importância do avô para a história de Goiás. O professor, conta a médica, era em casa o mesmo homem da vida pública. “Ele nos legou valores intelectuais e morais. Foi devotado às causas de Goiás e sempre incentivou a educação e a cultura. Dizia que seu legado seria o conhecimento e não bens materiais”, destacou.