Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto prevê economia de 30% no consumo de água

20 de Agosto de 2007 às 16:35
Agora licenciada, enquanto ainda no exercício do cargo, a deputada Flávia Morais apresentou projeto de lei que prevê a criação de um programa de captação da água da chuva. A medida prevê a economia mínima de até 30% no consumo de água potável.
Projeto de lei da deputada licenciada Flávia Morais (PSDB) propõe a criação de um programa de captação da água da chuva, coletada por telhados, coberturas, terraços e pavimentos descobertos. A ressalva é que a coleta deve ser feita em lotes, edificados ou não, que tenham área impermeabilizada superior a 500 metros quadrados. 

O objetivo do programa, segundo a deputada, é reduzir a velocidade de escoamento de águas de chuvas para as bacias hidrográficas em áreas urbanas, controlar a ocorrência de inundações e contribuir para a redução do consumo e uso adequado da água potável tratada. 

O projeto estabelece critérios para captação da água, por meio de reservatórios com medidas previamente dimensionadas. A medida de captação de água pluvial pode proporcionar uma economia de água potável de 30% no mínimo, para o consumidor, com reflexos imediatos também na redução dos gastos públicos com o tratamento do produto. 

Os municípios também podem participar do projeto. Basta que editem lei municipal que contenha as normas estabelecidas na lei a ser aprovada pela Assembléia Legislativa. “Com este projeto, estaremos preservando os recursos hídricos e contribuindo para evitar a escassez de água nos próximos anos”, aposta Flávia Morais.
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.