Ícone alego digital Ícone alego digital

Pirarucu

24 de Agosto de 2007 às 10:39
Tiãozinho Costa quer regulamentar criação de pirarucu. A idéia é habilitar quem pratique piscicultura a trabalhar com o peixe.

A preservação do pirarucu e sua utilização de forma controlada está sendo defendida pelo
deputado Tiãozinho Costa (PT do B).

A proposta foi apresentada ao Conselho Estadual do Meio Ambiente, onde o deputado é membro. Tiãozinho Costa é presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária e vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

A preocupação do parlamentar é habilitar pessoas físicas ou jurídicas que praticam atividades de piscicultura a trabalhar com o pirarucu, desde que devidamente licenciadas pelos órgãos ambientais.

O pirarucu, peixe comum em lagos formados por águas do rio Araguaia, é protegido pela legislação ambiental de Goiás. Embora proibida, a captura do pirarucu tem sido feita de forma clandestina e em grande quantidade, o que o torna uma espécie ameaçada de extinção. Tiãozinho Costa defende a captura e o manejo de exemplares vivos para fins científicos e na produção de pescado para atividade de piscicultura comercial, dentro de um período delimitado. “São medidas que, sem dúvida alguma, contribuirão para a manutenção da espécie”, argumenta.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.