Isaura critica poder dos empresários no transporte coletivo

24 de Agosto de 2007 às 10:57
Durante o Fórum de Debates sobre Transporte Coletivo, Isaura Lemos (PDT), autora da proposta, não poupou críticas aos empresários. A deputada sugere criar uma companhia municipal gerenciada pela Prefeitura de Goiânia.
Em discurso na abertura do Fórum de Debates sobre Transporte Coletivo, iniciado ainda há pouco, a deputada Isaura Lemos (PDT), autora da proposta, não poupou críticas aos empresários.

“São eles que controlam toda a modelagem do transporte coletivo na Região Metropolitana”, afirmou. A deputada fez uma retrospectiva, revelando que os mesmos grupos exploram o transporte coletivo, desde 1960, sem oferecer qualidade e conforto.

A maior preocupação da parlamentar é o processo de licitação em setembro. “Por conta deste processo, o preço da tarifa poderá ultrapassar os R$ 2 reais”, ressalta. Ela teme ainda que o Eixo Anhanguera, hoje sob a administração pública, seja privatizado, o que vai dobrar o preço da tarifa.

A deputada reclama que o Sitpass é controlado exclusivamente pelos empresários, bem como todo o sistema de gratuidade para idosos, deficientes e crianças até 12 anos. A deputada reivindica a criação de uma companhia municipal gerenciada pela Prefeitura de Goiânia. Quer ainda que o Poder Público controle o Sitpass e que o Eixo Anhanguera fique sobre controle da companhia municipal a ser criada, com tarifa subsidiada pelo Estado e Município.

Outra reivindicação de Isaura é que o patrimônio acumulado pelas empresas privadas com recursos das passagens seja destinado à nova Companhia Municipal de Transporte Coletivo de Goiânia. Mais informações sobre o Fórum de Debates a qualquer momento.