Prefeito confirma sequestro de contas pela Justiça

29 de Agosto de 2007 às 16:53
Todos os gastos da prefeitura de Montividiu estão sob controle da Justiça, afirmou o prefeito Edson Bueno Coutinho (PT), que participou de uma reunião na Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa, na tarde desta quarta-feira. “Só o juiz é que libera qualquer gasto”, afirmou.

Continho afirmou que o seqüestro mensal das verbas da prefeitura, de R$ 900 mil, feito pela Justiça, inviabiliza a administração do município. Por causa dessa situação, ele afirma ter sido obrigado a suspender a recuperação de estradas vicinais.  Como a economia da região é essencialmente agrícola, o prefeito prevê problemas para o escoamento da produção.

Os problemas enfrentados pelo município são resultado de uma ação indenizatória em favor da mineradora de calcário Montividiu Ltda., por conta da desapropriação de um terreno de cinco alqueires, onde a empresa estava instalada. A área em questão foi desapropriada em 1991, e quatro anos depois a mineradora entrou com ação judicial com pedido de indenização, que em 2001 foi fixada em R$ 1,6 milhão.

Em 2005, o valor subiu para 8,6 milhões, valor que o Tribunal de Justiça de Goiás dividiu em dez parcelas de R$ 800 mil por ano.
 No entanto, a disputa judicial continua, pois o ato do Tribunal foi anulado por decisão de um juiz de 1ª instância.  Edson Coutinho defende uma nova avaliação do terreno, considerando o valor de mercado. “Se houver uma nova avaliação, com valor real da área, estamos prontos para pagar”, sustentou o prefeito.