Assembléia recebe projeto de "Incubadora de Empresas"

31 de Agosto de 2007 às 15:21

O setor empresarial deverá contar em breve, caso seja aprovado projeto de lei da deputada Isaura Lemos, com uma Política de Incentivo à Incubação de Empresas. Segundo a parlamentar, é uma proposta para incentivar a criação e a consolidação de cooperativas, pequenas empresas e microempresas.

Em comum, características de inovação tecnológica e utilização de métodos modernos de gestão, autogestão e produção, sempre de acordo com características regionais e locais.

Num segundo momento da Política Goiana de Incentivo à Incubação de Empresas e Cooperativas viriam a geração de trabalho e renda, criação e consolidação de uma  cultura  empreendedora e cooperativista, maior competitividade da economia goiana, além da oferta de formação complementar técnica e gerencial.

De acordo com a proposta da deputada, o Estado deverá participar da implantação das incubadoras através de incentivos à formação de redes entre os diversos agentes, com a complementação de competências e adequação de infra-estrutura voltada para a produção e para a difusão de novas tecnologias.

Também estarão incluídas ações entre agentes governamentais, universidades, centros de pesquisa e instituições do setor privado, convergindo para ao desenvolvimento regional. O acesso do empreendedor e da empresa ou cooperativa à incubação será feito por seleção ou outro método, de acordo com critérios definidos pela incubadora e respeitando sua autonomia.

A gestão desta política será responsabilidade da Secretaria de Ciência e Tecnologia – SECTEC