Ícone alego digital Ícone alego digital

Professor aponta assédio moral como causa de suícidos

31 de Agosto de 2007 às 16:00

O Prof. Dr. José Roberto Heloani da Fundação Getúlio Vargas terminou agora há pouco palestra sobre Assédio Moral no 3º Encontro Regional de Ouvidorias Públicas, que está em andamento na Assembléia Legislativa.

Segundo ele, assédio moral não é simplesmente a cobrança dos trabalhos, mas sim um conjunto de atitudes sistemáticas, freqüentes e de forma intencional, que atingem a integridade psicológica do empregado, levando a doenças psíquicas e até ao suicídio.

José Heloani aponta que mais da metade dos trabalhadores que se suicidam, o fazem no local do trabalho, mais especificamente nos banheiros, com as próprias gravatas. Indagado sobre o porquê dos banheiros, Heloani respondeu que os suicidas, em suas cartas póstumas, diziam se sentir como um dejeto humano, então o local mais ‘adequado’ para se matarem seria o banheiro.

Heloani levantou ainda que a maioria das pessoas assediadas só procura ajuda das ouvidorias quando já estão no fundo do poço e são normalmente essas que acabam cometendo suicídio. Outro fato é que o número de homens que sofrem assédio moral é consideravelmente maior que o número de mulheres.

O professor da Fundação Getúlio Vargas  encerrou a palestra dizendo que o assédio moral não é uma questão individual, mas um problema organizacional da esfera do trabalho.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.