Ícone alego digital Ícone alego digital

Sesmt abre cadastro na Intranet para interessados na prática da ginástica laboral

03 de Agosto de 2017 às 10:12

Com o objetivo de obter melhor resultado com o programa de ginástica laboral, a Seção de Serviço Especial de Engenharia da Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) está cadastrando, através da intranet, as seções interessadas em receber esse benefício.

A ginástica laboral tem como principal objetivo prevenir patologias relacionadas às atividades laborais e incentivar os colaboradores à prática de atividades físicas, enfatizando a importância para a melhoria na qualidade de vida e manutenção da saúde.

“Decidimos atender apenas as pessoas interessadas, haja vista que estamos realizando visitas aleatoriamente e não estávamos obtendo resultado, porque não tinha frequência”, frisa a fisioterapeuta Francismeire Rodrigues, responsável pela equipe do Sesmt que promove a ginástica laboral.

Ela explica que se tiver apenas uma pessoa realmente interessada em cada seção, divisão, gabinete, diretoria e presidência, será devidamente atendida. Francismeire informa que a ginástica laboral é oferecida de segunda a sexta-feira e que os dias serão marcados de acordo com a necessidade de cada departamento que solicitar o benefício através do cadastro do Sesmt na intranet.

O engenheiro de Segurança do Trabalho, chefe da Sesmt da Alego, Francisco Edison Sampaio, esclarece que a ginástica laboral é compreendida como um “grande instrumento na melhoria da saúde física do trabalhador, pois reduz e previne problemas ocupacionais, através de exercícios específicos que são realizados no próprio local de trabalho”.

Ele explica que os exercícios dirigidos da ginástica trabalham a reeducação da postura, aliviam o estresse, aumentam o ânimo para o trabalho e a integração social e previnem lesões e doenças por traumas cumulativos, como as Lesões por Esforços Repetitivos (Ler) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort).

Francismeire fala dos efeitos positivos dos exercícios ministrados. “São exercícios para melhorar o agachamento das pessoas, fortalecer a coluna, prevenir o estresse, prevenir lesão por esforços repetitivos. Tudo isso é para que o profissional tenha uma evolução e melhora no seu próprio trabalho”, explicou.

Além disso, ela conta que o trabalho da ginástica laboral é reconhecido pelo profissional que executa como sendo de grande valia. “As pessoas relatam que o dia a dia delas, até mesmo fora do trabalho, está melhorando, pois participam da ginástica laboral aqui na Assembleia frequentemente”, ressalta.  

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.