Sesmt abre cadastro na Intranet para interessados na prática da ginástica laboral
Com o objetivo de obter melhor resultado com o programa de ginástica laboral, a Seção de Serviço Especial de Engenharia da Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) está cadastrando, através da intranet, as seções interessadas em receber esse benefício.
A ginástica laboral tem como principal objetivo prevenir patologias relacionadas às atividades laborais e incentivar os colaboradores à prática de atividades físicas, enfatizando a importância para a melhoria na qualidade de vida e manutenção da saúde.
“Decidimos atender apenas as pessoas interessadas, haja vista que estamos realizando visitas aleatoriamente e não estávamos obtendo resultado, porque não tinha frequência”, frisa a fisioterapeuta Francismeire Rodrigues, responsável pela equipe do Sesmt que promove a ginástica laboral.
Ela explica que se tiver apenas uma pessoa realmente interessada em cada seção, divisão, gabinete, diretoria e presidência, será devidamente atendida. Francismeire informa que a ginástica laboral é oferecida de segunda a sexta-feira e que os dias serão marcados de acordo com a necessidade de cada departamento que solicitar o benefício através do cadastro do Sesmt na intranet.
O engenheiro de Segurança do Trabalho, chefe da Sesmt da Alego, Francisco Edison Sampaio, esclarece que a ginástica laboral é compreendida como um “grande instrumento na melhoria da saúde física do trabalhador, pois reduz e previne problemas ocupacionais, através de exercícios específicos que são realizados no próprio local de trabalho”.
Ele explica que os exercícios dirigidos da ginástica trabalham a reeducação da postura, aliviam o estresse, aumentam o ânimo para o trabalho e a integração social e previnem lesões e doenças por traumas cumulativos, como as Lesões por Esforços Repetitivos (Ler) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort).
Francismeire fala dos efeitos positivos dos exercícios ministrados. “São exercícios para melhorar o agachamento das pessoas, fortalecer a coluna, prevenir o estresse, prevenir lesão por esforços repetitivos. Tudo isso é para que o profissional tenha uma evolução e melhora no seu próprio trabalho”, explicou.
Além disso, ela conta que o trabalho da ginástica laboral é reconhecido pelo profissional que executa como sendo de grande valia. “As pessoas relatam que o dia a dia delas, até mesmo fora do trabalho, está melhorando, pois participam da ginástica laboral aqui na Assembleia frequentemente”, ressalta.