Ícone alego digital Ícone alego digital

Faleiros diz que reconhecer atuação no césio-137 é correção histórica

03 de Setembro de 2007 às 22:12

Secretário na ocasião do acidente radiológico com o césio-137 em Goiânia, o presidente regional do PSDB, Antônio Faleiros, afirma que a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) é parcialmente responsável pelo acidente, em 1987. E destaca que as primeiras ações efetivas foram realizadas pelo governo de Goiás e que o acidente poderia ter sido pior sem a intervenção da Secretaria Estadual de Saúde.

O tucano foi homenageado nesta segunda-feira com o título de cidadão goiano pela Assembléia Legislativa de Goiás. Antônio Faleiros afirma que, historicamente, dão à Cnen a total responsabilidade pelo sucesso da operação que resolveu os problemas do acidente radiológico, informação que não é totalmente verdadeira.

Antônio Faleiros afirma que a responsabilidade de gestão dos resíduos radiológicos era da Cnen. “A comissão é a grande responsável por ter ocorrido o acidente, uma vez que era obrigada a fiscalizar os aparelhos de radioterapia”, diz.

O ex-secretário garante que a Cnen apenas atuou no acidente depois que os goianos já haviam cuidado da situação. Segundo ele, as equipes de saúde e os policiais militares já haviam identificado oito focos antes do início da atuação da Cnen, além de isolar a área e retirar os moradores da região.

”Trata-se de uma correção histórica. Os primeiros atos são das equipes goianas. A Cnen fez um excelente trabalho, mas as ações que contiveram o acidente e impediram que fosse maior já haviam sido feitas pela Secretaria Estadual de Saúde. É preciso também valorizar essas pessoas, que realizam um grande trabalho, e que não são devidamente lembradas", afirma Antônio Faleiros.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.