TV Assembleia exibe documentário sobre 30 anos do acidente com Césio 137
A TV Assembleia estreou às 19h30m desta quinta-feira,14, em sua grade de programação o documentário “Césio 137”. O material é um amplo levantamento sobre a importância dos materiais radioativos para tratamentos de saúde e o desenvolvimento de equipamentos de diagnósticos médicos e os riscos que eles oferecem quando manipulados de forma indevida e sem observação de normas de segurança.
Foi o que aconteceu em setembro de 1987, ocasião em que a cápsula, contendo o Césio 137, de um aparelho de exames radiológicos, aberta por catadores de sucatas de um ferro-velho, provocou o maior acidente radioativo em perímetro urbano, fora de usinas nucleares. A tragédia causou cinco mortes em menos de dois meses e supõem-se que outras 104 tenham sido em decorrência da contaminação pela radioatividade ou por diversos problemas de saúde, como câncer até 2012.
O documentário mostra entrevistas com médicos, engenheiros químicos, representantes do Centro de Assistência aos Radio-acidentados (Cara), do Ministério Público Estadual (MPE) e com várias vítimas, diretas e indiretas, do acidente com o Césio 137, como Lourdes das Neves Ferreira, mãe da menina Leide das Neves, a primeira a morrer em decorrência da alta taxa de contaminação pelo elemento radioativo.
O documentário faz uma volta ao passado para relembrar o acidente com o auxílio de imagens e fotografias da época e resgata momentos que marcaram o atendimento às vítimas, o processo de descontaminação dos locais atingidos a remoção dos dejetos radioativos para o depósito definitivo que fica em Abadia de Goiás, na região metropolitana de Goiânia, o preconceito e o lento processo de superação e os traumas que até hoje atormentam quem foi atingido pela tragédia com o Césio 137.
A produção da TV Assembleia tem roteiro e reportagem de Ketley Dias, produção de Cláudio Pontes e edição de imagens de Orlando Bernardino. As imagens são de Sivaldo Ramos, além de cenas de arquivo da TV Brasil Central (TBC) e de filmes sobre o tema, disponíveis na internet. O material televisivo pode ser visto na programação da TV Assembleia canal aberto 61.2, canal fechado 8 da Net ou na internet no endereço eletrônico portal.al.go.leg.br/midia/tv.