Ícone alego digital Ícone alego digital

Profissional Rural

10 de Setembro de 2007 às 09:28
Isaura Lemos quer profissionalizar trabalhadores rurais. Projeto está nas Comissões Técnicas.

Preocupada em ampliar a oferta na capacitação de mão de obra na zona rural, sobretudo com aqueles que lidam com a chamada agricultura familiar ou de subsistência, a deputada Isaura Lemos (PDT) apresentou projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a criar o Programa de Profissionalização Informal de Trabalhadores Rurais e Agricultores.

Aprovado preliminarmente e enviado às Comissões Técnicas, o projeto pretende criar cursos profissionalizantes em produção agropecuária, administração e organização rural, conservação e preservação do solo e da água, economia doméstica, industrialização de produtos agropecuários e florestais, desenvolvimento rural e política agrária.

O Programa de Profissionalização seria executado pela Agenciarural em parceria com outras instituições públicas. Para seu pleno funcionamento, Isaura sugere a instalação de um Conselho Deliberativo formado pela Secretaria de Agricultura, Fetaeg, Faeg, Secretaria de Ciência e Tecnologia, MST, Incra e cooperativas rurais.

A regulamentação do programa, se aprovado pelos deputados em plenário, ficaria a cargo do Poder Executivo em prazo máximo de 60 dias.  O PDT, partido de Isaura, foi responsável pela indicação do novo ministro do Trabalho, Carlos Luppi.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.