Assembleia concede honrarias a religiosos em comemoração aos 500 anos da Reforma Protestante

23 de Novembro de 2017 às 21:43
Crédito: Denise Xavier
Sessão solene extraordinária de entrega de título de Cidadão Goiano, Medalha Pedro Ludovico alusivas aos 500 anos da reforma protestante

Por iniciativa do deputado Francisco Oliveira (PSDB), a Assembleia Legislativa realizou sessão solene extraordinária de entrega do Título de Cidadão Goiano e da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, em comemoração aos 500 anos da Reforma protestante. A solenidade teve lugar no Plenário Getulino Artiaga, na noite desta quinta-feira, 23.

Fizeram parte da Mesa Diretiva o superintendente executivo do Estado de Goiás, Carlos Alberto Peixoto; o homenageado com o Título de Cidadão Goiano, Augustus Nicodemus Gomes Lopes; o agraciado com a Medalha Pedro Ludovico Teixeira, Anézio José da Cunha. E ainda, Eudóxio Mendes dos Santos Júnior; Fábio Barreto Cunha; Saulo Pereira de Carvalho; e Valter Graciano Martins.

O deputado Francisco Oliveira discursou da tribuna, relembrando as cincos solas que basearam a Reforma Protestante de Martin Lutero. Ele também fez um apanhado histórico do movimento pelo mundo.

“A Assembleia não poderia deixar de comemorar os 500 anos da Reforma Protestante, seu valores e reflexos para a sociedade contemporânea. Ao longo de mais de 80 anos, a igreja Presbiteriana vem mantendo sua vocação de ser proclamadora do Evangelho de Cristo pelos princípios da Reforma”, afirmou.

Francisco também falou aos homenageados da noite, afirmando que se coloca à disposição de todos, enquanto membro do parlamento.

“São todos valorosos e merecem nossa homenagem, pois contribuíram e contribuem com a programação dos valores cristãos em nossa sociedade que carece cada vez mais de valores arraigados na fé cristã”, declarou.

Agradecimentos

O pastor Saulo Pereira de Carvalho falou em nome do homenageado com o Título de Cidadão Goiano, Augustus Nicodemus Gomes Lopes, que estava impossibilitado de falar devido a uma cirurgia.

“Parabenizo o deputado Francisco Oliveira, pois acertaram em cheio na homenagem, principalmente quando celebramos os 500 anos da Reforma. O Dr. Augustus é um dos principais expoentes da fé reformada. Ele representa bem todo o povo evangélico. Termino agradecendo em nome dele pelo Título e tenho convicção que ele o honrará”, finalizou.

O pastor Fabio Barreto Cunha falou em nome dos homenageados com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.

“Sinto-me honrado em representar os irmãos homenageados nesta noite. Gostaria de concluir dizendo que devemos ter esperanças que estes princípios trazidos pela Reforma continuem a ser aplicados no nosso país, primeiramente pelos que possuem lugares no Poder. Que eles defendam a liberdade de expressão, o Estado Laico e também a Igreja”, disse.

Da tribuna, o pastor Carlito Pereira da Silva representou os agraciados com certificados de reconhecimento.

“Agradecemos a homenagem ao deputado Francisco de Oliveira e à Assembleia Legislativa. Nosso agradecimento pelo reconhecimento do trabalho dos pastores presbiterianos”, afirmou.

Título de Cidadão Goiano

Augustus Nicodemus Gomes Lopes

Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira

Anézio José da Cunha