UFG e UEG apóiam Universidade do Parlamento

14 de Setembro de 2007 às 10:08
Os reitores Eward Madureira, da UFG, e Luís Arantes, da UEG, são favoráveis a uma parceria para criar a Universidade do Parlamento, em 2008. A idéia é fornecer cursos da área político-parlamentar a funcionários da Assembléia, assessores de deputados e vereadores. A Universidade do Parlamento visa aumentar a consistência da representação política e fortalecer o papel dos legisladores.

Em visita à Assembléia, onde participaram do lançamento do Prêmio Assembléia de Redação Escolar e Monografia Universitária, os reitores Eward Madureira, da Universidade Federal de Goiás, e Luís Arantes, da Universidade do Estado de Goiás, foram consultados pelo presidente Jardel Sebba (PSDB) sobre a viabilidade de uma parceria para a implantação da Universidade do Parlamento, a partir de 2008, no âmbito do Legislativo estadual.

Segundo o presidente Jardel Sebba, através da Universidade do Parlamento, serão oferecidos cursos de Gestão Parlamentar ou de Formação Política, por exemplo, destinados a funcionários da Assembléia, assessores de deputados e também ao pessoal das Câmaras de Vereadores de todo o Estado, com o objetivo de formar quadros para atuação em áreas de interesse do Poder Legislativo. Os cursos são reconhecidos pelo MEC.

Ambos os reitores disseram a Jardel que estão prontos para apoiar a iniciativa, através de convênios entre a UFG, a UEG e a Assembléia. Nos próximos dias, as assessorias jurídicas das duas Universidades e do Legislativo já estarão se reunindo, para tratar da elaboração dos documentos que devem ser firmados para dar sustentação legal ao projeto.

Também dentro do projeto Universidade do Parlamento, sempre em intercâmbio com as instituições de ensino superior de Goiás, serão ministrados cursos de extensão universitária sobre temas como Redação Oficial, Elaboração de Projetos, Técnicas Legislativas, Português Instrumental, Captação de Recursos Federais (que seria voltado para as equipes das prefeituras municipais), Assessoramento Parlamentar, Programas de Participação Popular na Administração Pública, Tecnologias Sociais e outros assemelhados.

Na opinião do presidente Jardel Sebba, a Universidade do Parlamento aumentará a consistência da representação política e fortalecerá o papel dos deputados e dos vereadores. Haverá um grande ganho de qualidade no trabalho parlamentar não só na Assembléia, mas em todas as Câmaras Municipais do nosso Estado.