Ícone alego digital Ícone alego digital

Goiânia participa do Dia Mundial sem Carro

18 de Setembro de 2007 às 10:34

Goiânia vai participar pela primeira vez do Dia Mundial sem Carro. O evento, marcado para o sábado, dia 22 de setembro, é uma iniciativa do deputado Tiãozinho Costa (PTdoB), em parceria com a Fundação Renascer, Trilhas do Brasil, do grupo de estudos Amima, formado por professores e das Ongs Geoambiente e Anjos Verdes.

O objetivo é despertar a população para a importância do combate à poluição do ar, a emissão excessiva de gases e ao efeito estufa, além de estimular o uso de transportes não-motorizados como bicicletas, patins e outros.

“O evento em Goiânia, será mais uma oportunidade para discutir a necessidade de haver  mais  investimentos em transporte coletivo de boa qualidade, mais eficiente e barato, e a criação de políticas públicas para o setor”, destaca  o deputado.

De acordo com levantamento do Detran de Goiás, proporcionalmente, Goiânia tem a maior frota de veículos do país. A capital tem uma média de um veículo para cada dois habitantes. Por ano, a cidade recebe cerca de 5 mil novos carros.

O primeiro Dia sem Carro foi realizado na França em 1998. Desde então, a mobilização se estendeu a vários países, chegando ao Brasil em 2001.  A partir de 2005, várias cidades brasileiras como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Salvador, entre outras, aderiram ao movimento.

Em Goiânia, o Dia Mundial sem Carro acontece na Feira Coberta do Jardim América, a partir das 8 horas. Autoridades ligadas ao meio ambiente e ao trânsito estão confirmadas. Organizações Não Governamentais que lutam pela preservação da natureza também vão participar do evento que terá ainda várias atrações artísticas.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.