TBC digital

O vice-presidente da Assembleia, deputado Manoel de Oliveira (PSDB), representou o Poder Legislativo na inauguração da digitalização da TV Brasil Central, na manhã desta sexta-feira, 2. O evento, realizado no auditório 1 da emissora no Parque Santa Cruz, contou com as presenças do governador Marconi Perillo (PSDB) e do vice-governador, José Eliton (PSDB). Os deputados Virmondes Cruvinel (PPS) e Sérgio Bravo (PROS) também prestigiaram a solenidade.
Além do Governador e Vice, compuseram a mesa o presidente da Agência Brasil Central (ABC), Edvaldo Cardoso de Paula; o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Gilberto Marques Filho; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Francisco Pontes; o reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), professor Haroldo Reimer; o diretor da Rede Cultura de São Paulo, Fábio Chateaubriand, além do arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz.
Ao promover a benção às novas instalações da TBC, dom Washington disse que se sentia honrado em estar na emissora que sempre tem se preocupado em divulgar as potencialidades de Goiás, colaborando para a informação da população, principalmente a mais pobre, que tanto carece dos serviços públicos.
O presidente da Agência Brasil Central, Edvaldo Cardoso, contou que o processo de digitalização teve início em 2011, ainda na administração do ex-presidente José Luiz Bittencourt e que teve o apoio e o trabalho de todos os outros ex-presidentes da Agência, alguns presentes na solenidade desta sexta-feira. Estiveram prestigiando o evento, os ex-presidentes Jayme Rincon, Orion Andrade, Igor Montenegro e Humberto Tannus.
Edvaldo disse que se sentia feliz em entregar uma obra de alta tecnologia que vai oferecer à população imagens de maior qualidade técnica e transmitida pela emissora que é comprometida com a história do povo goiano. "A TBC comunica goianidade, retrata e fala bem de Goiás", destacou o presidente, agradecendo aos servidores da Agência e ao Governador pelos investimentos que permitiram a completa digitalização da TV Brasil Central. Foram investidos quase R$ 27 milhões em equipamentos, que vão permitir, de início, atingir com imagem digital 26 cidades goianas.
O vice-governador, José Eliton, também citou a história da TV Brasil Central ao dizer que "a história da TV Brasil Central se confunde com a história de Goiás, uma vez que é a emissora que mais divulga as nossas riquezas, nossa cultura e nossa gente", afirmou, para destacar que, esse evento é um marco importante entre a história e o futuro, lembrando que o projeto de modernização, implantado pelo governador Marconi Perillo em todo Estado, chegou também à emissora estatal.
Antes da fala do governador Marconi Perillo, houve um momento musical que demonstrou bem a goianidade tão destacada por todos. Foi a apresentação dos cantores goianos Maria Eugênia e Pádua, acompanhados pelo músico Luis Chaffin. Um repertório muito aplaudido por todos os presentes.
Ao falar, o governador Marconi Perillo fez um agradecimento especial ao ex-secretário da Fazenda, Simão Cirineu, que se encontrava no auditório, pelo empenho em liberar os recursos que permitiram a digitalização da TV Brasil Central e disse que o objetivo do Governo é ampliar o alcance da TV digital, atingindo todos os municípios goianos com imagens de melhor qualidade.
Para Marconi, a TV Brasil Central é um marco na divulgação " de nossa cultura, nosso patrimônio histórico, nossa memória" e aproveitou para agradecer a todos que estiveram envolvidos no processo de modernização da emissora, sejam dirigentes e funcionários. "Todos que construíram e que constroem esse patrimônio", finalizou.