Ícone alego digital Ícone alego digital

Fórum do Setor Energético fará sua primeira reunião do ano hoje de manhã

22 de Fevereiro de 2018 às 08:18

Por iniciativa do presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa, deputado Simeyzon Silveira (PSC), ocorre na manhã desta quinta-feira, 22, às 9 horas, na sede do Ministério Público Estadual (MP-GO), a 16ª reunião oficial do Fórum de Discussão Permanente do Setor Energético de Goiás.

O procurador-geral de Justiça, Benedito Torres, e o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Urbanismo (Caoma), promotor de justiça Delson Leone, serão os anfitriões desta rodada de discussões.

Durante o encontro, o gerente de gestão ambiental da Secretaria de Planejamento e Urbanismo de Goiânia (Seplam), Diógenes Aires, apresentará a minuta de lei titulada “Goiânia Solar”. Esta iniciativa prevê a inclusão de medidas semelhantes as que estão sendo feitas pelo Estado para avanços do setor de energia elétrica a nível municipal.

A minuta que está sendo confeccionada pela Prefeitura tem os moldes do programa “Goiás Solar”, criado em março de 2017 pelo Governo de Goiás com forte apoio do Fórum, cujo intuito é incentivar a geração e o consumo de energia solar fotovoltaica. Para respaldar o assunto, a reunião conta com a presença da Superintendente de Energia, Telecomunicações e Infraestrutura da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos (Secima), Danúsia Arantes.

Também da Secima, o gerente de Planejamento e Apoio ao Sistema de Gestão de Recursos Hídricos, João Ricardo Raiser, fará uma explanação com o tema “Gestão e o Plano Estadual de Recursos Hídricos”.

Já o novo presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Cleomar Dutra, que será apresentado aos membros do Fórum, traçará um panorama sobre o "Casa Solar". O projeto em questão está instalando painéis de energia solar fotovoltaica em loteamentos vinculados aos Programas Habitacionais do Estado. Os sistemas são capazes de gerar até 70% de economia na conta de energia das famílias de baixa renda que são contempladas.

O Fórum do Setor Energético, que se reúne mensalmente, conta com a participação permanente do Governo Estadual, da Prefeitura de Goiânia, de entidades fiscalizadoras, do setor produtivo, de instituições de ensino e pesquisa e da sociedade civil organizada.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.