Celg atende convocação e participa de debate sobre tarifa

25 de Setembro de 2007 às 09:56

Começou agora há pouco, às 9h30, a audiência pública promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor para debater tarifas de energia elétrica. Com viagem marcada ao exterior, com a devida justificativa ao deputado José Nelto (PMDB), o presidente da Celg, Ênio Branco, está sendo representado pelos diretores Gesmar José Vieira e Humberto Eustáquio, além de Montenegro Linhares Santos, superintendente Regional de Distribuição. O deputado Júlio da Retífica, que já foi diretor da empresa, também participa da mesa dos trabalhos.

A audiência pública é iniciativa do deputado José Nelto para discutir a possibilidade de ter havido cobrança indevida de aumento nos valores das tarifas de energia elétrica aplicadas pela Celg. A Comissão de Defesa do Consumidor quer saber também os motivos pelos quais a empresa solicitou junto à Aneel o aumento de suas tarifas, enquanto a conclusão adotada pela Agência é de redução dos valores.

Por fim, José Nelto mostra-se curioso também porque a Celg deixou de pagar dívidas junto ao Sistema Eletrobrás e à Endesa Cachoeira, relativas a contas de fornecimento de energia e outros serviços. Vale lembrar que a Celg está pleiteando também financiamento de R$ 1,3 bilhão junto ao BNDES para quitação de dívidas acumuladas pela empresa.

Outros debatedores que marcam presença na reunião são Ronald de Amorim e Jorge Roberto Sanches, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); Robertson Alves Mesquita, promotor de Justiça da Coordenadoria de Defesa do Consumidor, e Maria das Graças Santos, da Associação das Donas de Casa.