Deputados recebem senha de acesso a informações do TCM
A partir de hoje os 41 deputados terão uma radiografia completa da execução orçamentária e financeira dos 246 municípios goianos. A pedido do presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Daniel Goulart (PSDB), o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Irapuan Costa Júnior, repassou a senha de acesso ao Portal do tribunal, o que permitirá aos deputados o acompanhamento da receita e despesas das prefeituras.
O portal do TCM mostra com detalhes a receita total e a receita corrente líquida dos municípios e gastos referentes à saúde, educação, pessoal, além do duodécimo repassado às Câmaras de Vereadores, incluindo o controle de suplementação.
A apresentação do Portal do TCM foi feita pelo diretor técnico do órgão, Marco Antônio Borges. Segundo Borges, os vereadores foram os primeiros a ter acesso à informação de receita e despesas dos municípios e a intenção do TCM é estender esse serviço à população, através do Portal do Cidadão.
O presidente Irapuan Costa Júnior destacou a importância do Portal, pela riqueza de detalhes que oferece aos vereadores e agora aos deputados estaduais “sobre a vida financeira, administrativa e política dos municípios”.
Daniel Goulart disse que a partir de agora os deputados terão em suas mãos uma importante ferramenta para acompanhar a situação financeira dos municípios. Este é, segundo o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, um instrumento de fiscalização sobre a aplicação do dinheiro do contribuinte.
Além do presidente Irapuan Costa Júnior, participaram da entrega da senha do Portal do TCM os conselheiros Jossivani de Oliveira, Virmondes Cruvinel, Paulo Ortegal, Walter Rodrigues e Maria Teresa Fernandes Garrido. Apenas Paulo Rodrigues, que está viajando, não compareceu à Assembléia.