Cyro Miranda recebe Título de Cidadão

28 de Setembro de 2007 às 08:19
O empresário e suplente do senador Marconi Peillo, Cyro Miranda será o mais novo cidadão goiano a partir das 11 horas de hoje. A iniciativa é do presidente Jardel Sebba. Cyro recebe também a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, proposta pela deputada Cilene Guimarães. O governador Alcides Rodrigues e os senadores Marconi Perillo e Lúcia Vânia confirmaram presença.

O primeiro suplente do senador Marconi Perillo (PSDB), empresário Cyro Miranda Júnior, foi homenageado hoje pela Assembléia Legislativa com o título de Cidadão Goiano.  A homenagem foi organizada pelo presidente da Casa, deputado Jardel Sebba (PSDB), que lembra a trajetória do empresário desde que chegou a Goiás como representante comercial há mais de 25 anos, seu engajamento político e a fundação do Fórum Empresarial.

O governador Alcides Rodrigues (PP) e os senadores tucanos Marconi Perillo e Lúcia Vânia confirmaram presença, além do presidente da Fieg, Paulo Afonso Ferreira e do presidente do TCE, Edson Ferrari. A prefeitura de Goiânia e a Câmara Municipal vão enviar representar.

Cyro Miranda é natural de São José do Rio Preto, SP. Veio para Goiás em 1975, como funcionário da Kibon, em Goiás, onde atuou como distribuidor. Iniciou sua atuação político-classista em 1987, quando foi presidente da Acieg no biênio 87/89. Em 1993 fundou a Adial (Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás), sendo seu presidente até 2006.

Como militante no meio empresarial, foi como organizador, em Goiás,  da candidatura de Guilherme Afif à Presidência da República, que em 1990, iniciou sua atuação na política partidária e se filiou ao Partido Liberal. Em 1999, já no PSDB, ajudou a fundar o Fórum Empresarial, com o objetivo de fortalecer o setor empresarial em suas atuações e revindicações políticas.

Foi neste período que Cyro Miranda estreitou o relacionamento com o senador Marconi Perillo, então governador do Estado. Sua atuação no Fórum reforçou o crescimento industrial do Estado. “Foi junto ao então governador Marconi Perillo que viabilizamos a vinda para Goiás de mais de 900 indústrias, gerando cerca de 600 mil empregos diretos”.

Daí para a disputa a um cargo eletivo foi um passo. Em 2005, numa votação do Fórum Empresarial goiano, obteve a indicação para a primeira suplência do Senado na chapa de Marconi Perillo.