Vanuza lança o 1º Seminário de Resíduos Sólidos

03 de Outubro de 2007 às 08:51
O lançamento oficial do 1º Seminário de Resíduos Sólidos de Goiás ocorreu nesta manhã, no Salão nobre da Assembléia. O evento busca dar suporte para que municípios façam um tratamento adequado do lixo que produzem. O Seminário é uma iniciativa da deputada Vanuza Valadares, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia.

Durante o lançamento da 1ª edição do Seminário de Resíduos Sólidos, hoje pela manhã, autoridades municipais e estaduais que atuam na área destacaram a iniciativa da Assembléia Legislativa. “Este seminário é de suma importância para as questões ambientais”, ressaltou Clarismino Luiz Pereira Júnior, presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma).

Segundo ele, a sociedade altamente consumista produz resíduos de toda espécie. Sua destinação é muito complicada e a prática atual com o lixo é o desperdício. Segundo Clarismino, há como reciclar ou reutilizar pelo menos um terço dos resíduos sólidos. Ele adiantou que Goiânia deverá começar uma política ousada e contundente na coleta seletiva. “Vamos reduzir a destinação de muitos resíduos ao nosso aterro sanitário, procurando aumentar sensivelmente a vida útil desse empreendimento”, colocou.

José de Paula Morais Filho, secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, diz não ter dúvidas de que “um seminário desta magnitude vem sendo discutido há muito tempo com os deputados no sentido de dar segmento às ações que o governador tem feito”. O secretário se refere às parcerias com prefeituras, para mostrar que há como fazer gestão de resíduos sólidos nos municípios.

Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia, Vanuza Valadares (PSC) revelou que sua expectativa é grande, porque a reciclagem é um tema muito procurado, visto que a questão do lixo é um dos grandes problemas sociais da atualidade. Por isso, diz, é importante que Goiás comece a ter uma atenção especial para esse problema.

Para o vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Tiãozinho Costa (PTdoB), o Estado precisa aperfeiçoar o tratamento do lixo. Ele destaca as parcerias de órgãos estaduais e municipais, mas ressalta que a Assembléia Legislativa tem que fazer sua parte.

A 1ª edição do seminário de Resíduos Sólidos ocorre nos dias 18 e 19deste mês, no Auditório da CELG, no Jardim Goiás. Vanuza Valadares adiantou que serão colocados recursos técnicos à disposição de todos os municípios para viabilizar o correto tratamento do lixo. Legislação ambiental, responsabilidades civil e criminal, diferentes soluções tecnológicas para o correto aterro sanitário e destinação final do lixo e como construir uma Usina de Reciclagem são alguns dos temas a serem abordados.