Ícone alego digital Ícone alego digital

Indústria do cimento desmente cartel

08 de Outubro de 2007 às 10:36

José Otávio Carvalho, secretário executivo do Sindicato Nacional da Indústria de Cimento, declarou que não existe nenhum tipo de cartel por parte da indústria do cimento. A afirmação foi feita durante a audiência pública realizada neste momento na Assembléia, para levantar se existe ou não cartel na venda do cimento por parte dos fabricantes.

“Absolutamente, isso não é uma verdade, houve falta de conhecimento da situação por parte de quem declarou” defende. Ele diz que essa situação está esclarecida no Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon), onde todas essas dificuldades foram colocadas, e as providências tomadas.

José Otávio argumenta que o país inteiro sofreu uma explosão na demanda de cimento, incentivada pelo governo federal, através de concessão de crédito especial para a construção civil. Ele frisou que a expectativa de crescimento da indústria era de 5%, mas está chegando a 10%. “As vendas na região centro-oeste ultrapassaram os 14,5% em agosto”, enfatizou.

O secretário admitiu que a região Centro-Oeste tem sido prejudicada, mas que o abastecimento será suprido dentro muito pouco tempo, adiantando que as empresas associadas tomaram providências para restabelecer o suprimento. José Otávio revelou que o acréscimo de demanda que o setor tem este ano equivale ao consumo anual no Chile. “São mais de 4 milhões de toneladas”, enfatizou. Ele acredita que o preço do cimento cai cair nos próximos dias, especialmente em razão da chegada da chuva.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.