Ícone alego digital Ícone alego digital

Doe sangue

16 de Outubro de 2007 às 08:12
A campanha de doação de sangue na Assembléia Legislativa movimenta servidores e cidadãos que passam pelo local.

Com o lema; “Doe Sangue Doe Vida” começou nesta manhã a Campanha de doação de sangue na porta da Assembléia Legislativa. A coordenadora da unidade móvel do Hemocentro de Goiânia, Neuraci Ferreira Mendes, espera até o final da tarde cerca de 100 bolsas de sangue de 400 ml e convida todos os servidores da Casa e a comunidade em geral para participar.

Qualquer pessoa com mais de 50 quilos e idade entre 18 e 60 anos pode fazer a doação. Primeiro, o doador passa por uma triagem e recebe vários exames completos, como Hepatite, HIV, HTLV, Sífilis, Chagas entre outros. A iniciativa de colocar a unidade móvel na Assembléia Legislativa foi do deputado Evandro Magal (PSDB). Cada doador leva em média de 4 a 10 minutos e cada bolsa pode salvar quatro vidas.

Segundo o diretor técnico do Hemocentro, Célio Oliveira Santos o projeto de coleta externa é uma alternativa de alcançar a demanda diária. Por dia, são necessários no mínimo 150 bolsas para atender os hospitais públicos, mas o Hemocentro coleta apenas cerca de 120. Apenas para o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), são no mínimo 60 bolsas diárias. "A iniciativa de colocar a unidade móvel no espaço público é bom para divulgar e conscientizar as pessoas a doarem mais sangue", comenta.

Para ele, o nível de doação poderia aumentar. "É preciso ter vontade de ajudar alguém, a doação não prejudica a saúde e é recuperado rapidamente", finaliza.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.