Ícone alego digital Ícone alego digital

Adequação

16 de Outubro de 2007 às 09:09
Helio de Sousa vê duas etapas na adequação da Constituição estadual à federal - uma técnica, outra política.
Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembléia Legislativa (CCJ), o deputado Helio de Sousa (DEM) avalia o trabalho da Comissão suprapartidária de Adequação da Constituição do Estado de Goiás à Constituição federal. O democrata acredita que, num primeiro momento, os dez deputados-membros vão realizar um trabalho técnico, para depois enfrentar a questão política.

“Entendo que teremos uma análise altamente técnica, porque são fatos concretos, que mostram que há cerca de 55 pontos destoantes entre a Constituição Estadual e Federal”, salientou.

Essa análise técnica, afirma, será desempenhada conjuntamente com os segmentos envolvidos - no caso a OAB - e poderes constituídos - Judiciário, Executivo e o próprio Legislativo. Para Hélio de Sousa, as sugestões e contribuições da sociedade organizada vão possibilitar a formação de um perfil totalmente técnico, resultando numa Constituição estadual, sem qualquer mancha nem alteração em relação à Federal. “Esse é o primeiro passo”, garante.

O segundo passo, diz, é uma análise que envolve questões técnicas e políticas, acreditando haver a revisão alguns conceitos da Constituição estadual, que poderão ter suas alterações realizadas. “Esta é uma outra etapa, que depende do que seja tecnicamente seja possível, e politicamente aceito”, conclui.
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.