Assembléia envia novo Regimento às Câmaras Municipais

17 de Outubro de 2007 às 10:33
Em vigor desde o dia 8 de outubro, o novo Regimento Interno da Assembléia começa a ser distribuído às Câmaras Municipais de Goiás. Assim, os vereadores podem fazer uma avaliação do novo Regimento, para que eles possam também aplicar mudanças em seus parlamentos, se necessário. O texto também será distribuído a todas as Assembléias Legislativas do Brasil.
A Assembléia Legislativa iniciou a distribuição do novo Regimento Interno da Casa, em vigor desde o dia 8 de outubro. Inicialmente, o documento tem sido encaminhando a todas as Câmaras municipais (Goiânia e interior do Estado), que terão a oportunidade de avaliar e, se for o caso, incorporar aos legislativos municipais as mudanças introduzidas no texto que orienta o funcionamento parlamentar da Assembléia.

Por determinação do presidente Jardel Sebba (PSDB), o novo Regimento Interno também será encaminhado a todas as Assembléias Legislativas do país, como subsídio para as discussões sobre os seus respectivos regimentos.

Para o tucano, são avanços expressivos do novo Regimento Interno a revitalização e a redução das Comissões Temáticas; a institucionalização do voto eletrônico; a dilatação dos prazos para a apreciação de matérias; a criação da pauta prévia; o fim da reeleição para o mesmo cargo na Mesa Diretora dentro da mesma Legislatura e, sobretudo, a votação aberta para a escolha da Mesa Diretora.