Argentinos conhecem aterro sanitário de Aparecida de Goiânia

17 de Outubro de 2007 às 15:16
Comissão de empresários argentinos visitou ontem o aterro sanitário de Aparecida de Goiânia. Eles vieram a convite da deputada Vanuza Valadares, que está promovendo em Goiânia o 1° Seminário de Resíduos Sólidos do Estado de Goiás. O evento começa nesta quinta e vai até sexta-feira, no auditório da Celg.

Com o objetivo trocar experiências e conhecimentos, um grupo de empresários argentinos visitou na manhã de ontem o aterro sanitário de Aparecida de Goiânia. O convite partiu da deputada e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Vanuza Valadares (PSC), que abre amanhã o  Seminário de Resíduos Sólidos do Estado de Goiás.

De acordo o empresário Juan Carlos Gasparini, o aterro de Aparecida tem boa capacidade e organização e a deputada espera, em parceria com o prefeito José Macedo, desenvolver projeto ainda mais controlado. Hoje o aterro tem cerca de 20 alqueires e  recebe 300 toneladas diárias de lixo.

O prefeito José Macedo agradeceu a iniciativa da deputada e disse que o serviço prestado pelo aterro, além de contribuir para toda comunidade, é uma vitrine para todos aqueles que querem conhecer.

"Aparecida tem todas as tecnologias usadas na Argentina. Nosso aterro não difere e nem é inferior", comentou o prefeito.  O grupo de empresários vai estar presente amanhã na abertura do Seminário, no auditório da Celg.

A programação do seminário é a seguinte:

09h00 – Dra. Nadja Limeira Araújo, do Ministério das Cidades, discute o tema Instrumentos Financeiros para resíduos sólidos disponíveis no Governo Federal;

10h30 – Palestra do engenheiro do Ministério da Saúde - Funasa, José Antônio Motta Ribeiro, sobre Captação de Recursos Financeiros;

14h00 – A engenheira sanitarista Lívia Maria Dias, da Secretaria de Cidades do Estado de Goiás, discorre sobre A Lei 11.445 e os Planos Municipais de Resíduos Sólidos;

15h00 –Engenheiro sanitarista da Agência Goiana de Meio Ambiente, Osmar Mendes, profere palestra sobre Diagnóstico do Estado;

16h30 – A Associação Goiana Municípios, através do advogado Sérgio Siqueira, fala sobre Associativismo e Consórcio;

17h30 – Mesa Redonda