Clandestino

17 de Outubro de 2007 às 17:41
O presidente da AGR falou aos deputados sobre o envolvimento do crime organizado no transporte coletivo clandestino.

Wanderlino Teixeira de Carvalho, presidente da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos (AGR), afirmou que o transporte intermunicipal clandestino de passageiros na região do entorno do DF é grave. Segundo o presidente, a agência tem combatido a atividade mas, depois de autuados, os veículos clandestinos voltam a transitar principalmente no trecho Goiânia - Brasília.

Em todo o país o transporte clandestino tem sido comandado pelo crime organizado e, conforme Wanderlino, no entorno de Brasília não é diferente. O presidente da AGR entende que, para resolver esta situação, deve ser feito um consórcio público entre a União, o Distrito Federal, os estados de Goiás e Minas Gerais e os municípios do entorno para regular e fiscalizar o transporte na região de forma autônoma.

O presidente da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento, Daniel Goulart (PSDB), disse que há um projeto de lei proposto pela AGR ao Executivo que regulamenta o taxi intermunicipal. Contudo, conforme Goulart, o projeto -- que deve contribuir muito para a solução do problema -- ainda não chegou ao Legislativo.

A comitiva da AGR participou da sessão da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento para prestar contas das atividades da agência no primeiro semestre de 2007.