Kit do MEC

Crédito: Carlos Costa
Kit do MEC
Deputado Fábio Sousa
Deputado Fábio Sousa faz denúncia sobre distribuição de material que ensina rituais e sacrifício de animal em escolas municipais.

O deputado Fábio Sousa (PSDB) apresentou durante o Pequeno Expediente dessa terça-feira, 26, uma denúncia feita por professora e diretora de escola pública – que pediram anonimato – de um kit distribuído por toda rede pública de Goiânia, que ensina rituais de magia negra, envolvendo, entre outras coisas, sacrifício de animais. O material está sendo fabricado e distribuído na Rede Pública pelo Ministério da Educação (MEC).

“Existe uma cartilha que conta a história de um bebê que mata sua família com uma faca. Além disso, dentro do kit vem uma diadema com chifres de capeta, um chapéu de bruxa com peruca e unhas de mentira e cálice de caveira, na qual a professora deveria usar ao ler as histórias de terror. O que mais me assusta é que se trata de um material voltado para crianças de seis, sete anos, chancelado pelo Ministério da Educação. Isto não tem nada a ver com folclore brasileiro e é inclusive algo que ofende diversas crenças religiosas, seja a católica, a evangélica, a espírita ou a umbanda", afirmou o parlamentar.

Outro que mostrou indignação foi o deputado Simeyzon Silveira (PSC), lendo da tribuna um trecho de um dos livros do kit, chamado Livro do Mestre, onde ensina as crianças como transformar um ser humano em pássaro, usando penas de pássaro preto morto, alpiste, entre outros itens. “No final do capítulo, inclusive, há um lembrete para a criança realizar o feitiço ao ar livre para que o feitiço funcione direito. Uma criança de seis anos não tem a menor condição de discernir a realidade da ficção, principalmente num material desses, oriundo da escola. Esse livro é um perigo e uma afronta a sociedade e o MEC deveria rever sua distribuição nas escolas”, declarou.

Os deputados presentes em plenário se mostraram chocados e surpresos com a denúncia, principalmente após analisarem o conteúdo do kit, mostrando apoio a Fábio Sousa, no que diz respeito na luta contra esse material. “É um absurdo esse tipo de material ser vinculado ao aprendizado de crianças dessa idade”, reforçou Luiz Carlos do Carmo (PMDB).