Ernesto Roller promove debate sobre terceirização da fiscalização agropecuária

25 de Agosto de 2015 às 10:40

O deputado estadual Ernesto Roller (PMDB) promove nesta quarta-feira, 26, audiência pública no Auditório Costa Lima. Em pauta a Mobilização Contra a Terceirização da Inspeção/Fiscalização Agropecuária.

Estarão presentes na audiência os representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-GO), Superintendência Federal de Agricultura Pecuária e Abastecimento (SFA-G), Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Associacao de Donas de Casa do Estado de Goias, Comissão do Direito do Consumidor da OAB-GO, Fundepec, Sindileite e Sindicarne.

Entenda o que está em debate: Todo produto de origem animal que é produzido no Brasil (seja carne, salsicha, frango, leite, iogurte, queijo, peixe, presunto, mel, ovos) é fiscalizado por equipes profissionais dos serviços de inspeção oficiais, seja no âmbito federal, estadual ou municipal. E é necessário que seja assim, pois esses profissionais enfrentam, rotineiramente, pressões dos donos dos estabelecimentos onde atuam para que não condenem produtos considerados impróprios. Mas, como este técnico oficial é um servidor público, concursado, estável e treinado para exercer suas atividades, ele faz seu trabalho com imparcialidade e sem receio, pois está amparado pela legislação e protegido pela máquina pública.

A manutenção desse status é importantíssima, pois é nesse processo de fiscalização que ocorre a separação dos animais doentes (que não poderão ser abatidos) e do material impróprio (que não poderá ser utilizado).

É durante ela que se verifica o controle da higiene do local, do uso dos equipamentos obrigatórios dos funcionários, do bom funcionamento das máquinas e câmaras frigoríficas, do adequado meio de transporte dos alimentos até os locais de venda. Tudo para assegurar a segurança alimentar dos consumidores.

Data: 26/08/2015
Hora: 09:30 as 12:00h.
Local: Auditório Costa Lima na Assembleia Legislativa

Acompanhe através das redes sociais do deputado sua atuação na Assembleia em Formosa e região.

Facebook:ErnestoRoller
Instagram:ErnestoRoller