Ícone alego digital Ícone alego digital

Assembleia realiza 2ª-feira, 24, lançamento do Fórum Permanente Sobre o Acidente com o Césio-137

20 de Abril de 2017 às 18:33

O ano de 2017 marca os 30 anos da tragédia com o césio-137 ocorrido em Goiânia, capital de Goiás, em setembro de 1987. No intuito de se colocar em destaque a restauração da cidadania das vítimas e a preservação da memória do acidente, será lançado um fórum permanente sobre o assunto. O lançamento será feito na próxima segunda-feira, 24, às 8 horas, no Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa, com a presença do presidente, deputado José Vitti (PSDB).

Além de José Vitti, também irá compor a mesa dos trabalhos do “Fórum Permanente Sobre o Acidente com o Césio-137” o seu coordenador, professor Júlio Nascimento, e representantes da Associação das Vítimas do Césio-137 e da Associação dos Contaminados, Irradiados e Expostos ao Césio-137.

O evento também contará com a presença de instituições parceiras, como a Associação Hibakusha Brasil pela Paz, representada pelo seu diretor, Kunihiko Bonkohara, sobrevivente da bomba atômica lançada sobre a cidade de Hiroshima, no Japão, em 1945. Além de Sérgio Dialetachi, ex-integrante do Greenpeace e expert na questão da energia nuclear e da Articulação Antinuclear Brasileira (AAB). 

Júlio Nascimento explica que o objetivo do espaço é analisar a situação atual das vítimas, lutar por direitos como assistência à saúde, remédios e pensões, e para que vítimas que ainda não foram reconhecidas sejam admitidas como tal. “Convidamos a sociedade a relembrar o passado do acidente, analisando suas causas e consequências e a atuação que tiveram os órgãos responsáveis da época”.

O Fórum promoverá reuniões periódicas, audiências públicas, palestras, visitas das vítimas a instituições de ensino, atividades culturais, publicará vídeos na internet, fará exposições de fotos e filmes e disponibilizará seus arquivos para pesquisas científicas.

Conforme a organização do evento, o espaço é aberto à participação de todas as pessoas e instituições que, compartilhando de seus objetivos, queiram somar forças por meio de projetos, experiências, estudos, pesquisas, reflexões, produções artísticas etc. O e-mail informado para contato é o forumcesio@gmail.com.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.